Saúde
Iporá comemora o sucesso da campanha de vacinação contra a paralisia infantil
Durante todo o dia de ontem (14/08), diversos postos e pontos de vacinação de Iporá, ficaram agitados por conta da segunda dose da poliomielite para as crianças de 0 a 5 anos. A meta era vacinar 95% das 1.996 crianças do município, e segundo indícios, o objetivo foi alcançado com sucesso, fato que não ocorreu na primeira etapa da campanha, realizada no dia 12 de Junho deste ano, oportunidade em que Goiás não alcançou o percentual desejado de imunizados.
Além da vacina contra a paralisia infantil, as crianças que foram aos postos de saúde puderam receber outras vacinas, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite, colocando assim sua caderneta de vacinação em dia.
Com postos decorados, balas e personagens conhecidos da garotada, o Zé Gotinha e a Emília, as crianças receberam um estímulo a mais para tomar a gotinha. Há que ressaltar o esforço sem medida da Secretaria de Saúde de Iporá, bem como de toda a equipe que esteve e está envolvida e preocupada com a saúde dos Iporaenses.
A avó Lucimar Peres de Melry Evellyn, esta com apenas 2 anos e 8 meses de vida, comentou a importância de imunizar as crianças contra a doença.”É o único meio de ter a minha neta segura sem maiores transtornos. Procuro sempre deixar o cartão dela em dia”.
A campanha encerrou-se neste sábado na maioria das cidades brasileiras, mas em alguns estados como São Paulo, ela será retomada neste domingo (15). Em todo o Estado de Goiás foram 828 postos fixos e 997 volantes disponibilizados para o melhor atendimento. Na primeira etapa, foram vacinadas 434.973 crianças, alcançando um percentual de 92,13%.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 15 países já confirmaram 597 mortes em 2010. Daí a necessidade da manutenção das campanhas anuais de vacinação em duas etapas. No Brasil já há 31 anos que assim vem ocorrendo, tudo com o fim de impedir que o vírus retorne ao país com a circulação de imigrantes e até mesmo de viajantes.
{jcomments on}