Segurança
Incêndio na Serra dos Montes Belos já dura quase uma semana
Amanhã, terça-feira, 4, faz uma semana que uma das serras dos Montes Belos de São Luís está em chamas. O fogo, que cresce a cada minuto, já toma conta dos dois lados do morro. Moradores da região, populares e uma equipe do Corpo de Bombeiros tentaram debelar as chamas mas não conseguiram.
O acesso às partes mais altas do morro parece ser a maior barreira. De acordo com informações, a falta de equipamentos adequados e de efetivo dos Bombeiros seria também outro entrave para por fim ao incêndio, que tudo indica teve início de forma criminosa.
O promotor de justiça, Deusivone Campelo Soares, responsável pela área do meio ambiente, falou sobre o assunto. Ele estava na cidade de Caldas Novas, em audiências, e mostrou sua preocupação com a situação afirmando que já havia tomado algumas medidas.
Além do prejuízo causado ao meio ambiente, a cortina de fumaça que tomou conta da cidade de São Luís de Montes Belos provocou problemas respiratórios, agravados pelo clima seco, em boa parte da população que assiste a serra ser destruída pelo fogo sem poder fazer nada.
“A minha sensação é de impotência. Se eu pudesse eu levaria água em um balde para salvar a nossa serra”, diz Maria de Souza, dona de casa. “É criminoso alguém fazer uma maldade desta. A polícia tinha era que prender e por na cadeia quem fez isso”, reclama o pedreiro. Jovair Medeiros.