Saúde
Inaugurada a Central de Regulação e Urgência do SAMU de Iporá
Agora é realidade o estado de Goiás tem 100% de cobertura do 192. É que finalmente ontem completou a inauguração de três centrais de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nos municípios de Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e aqui em Iporá, e foi por conta dessa agenda apertada que a tão esperada vinda do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi fracassada, na ocasião foi mandando, e por sinal bem representado, o Dr. Clésio Mello de Castro, Coordenador de Urgências e Emergências do Ministério da Saúde e ainda a Secretaria de Saúde Irani Ribeiro de Moura, a qual tem papel fundamental desde a implantação do SAMU em todo o Brasil.
Diversas autoridades locais e regionais marcaram sua presença, mesmo com o grande atraso. A Secretaria Municipal de Saúde Lucélia Abreu uma das anfitriãs do evento entregou aos presentes placas de homenagem e reconhecimento. Nas retóricas todos ressaltaram e valorizaram o trabalho da equipe, da população e de todos que abraçaram a causa.
A Dr.Irani Ribeiro anunciou que este tipo de projeto é prioridade do Ministério da Saúde e que o Ministro Temporão aumentou o teto de recursos de 15 milhões por ano para os procedimentos de media a alta complexidade do Estado. Ha mais de 6 anos Goiás não recebia verbas para ampliar este investimento. Foi disponibilizado ainda mais de 200 milhões para o combate a dengue no estado, e finalmente comentou sobre a autonomia dada a ANVISA como autoridade reguladora de medicamentos no país.
Em entrevista a secretaria nos informou com exclusividade sobre a construção de Hospitais em Uruaçu e da inauguração em setembro, de um Hospital em Santa Helena, a qual atendera toda a região noroeste descentralizando assim a assistência e os recursos a fim de atender os pacientes com mais integralidade e humanização.
Ao todo serão 12 centrais em funcionamento, e uma das sedes será em Iporá que atuara como um complexo regulador regional para o Oeste I com 13 municípios e atendendo 103, 666 mil habitantes e Oeste II integrado por 15 municípios com 144.443 mil, alem de Iporá, antes nossa região de Iporá era regulada pela cidade de Goiás, mas emancipou-se. Agora quem ligar no 192 será atendido por Iporá que contara com 10 ambulâncias;sendo duas USA s e oito USB s equipadas com alta tecnologia através do Sistema de Tele-Eletrocardiografia e diagnostico preciso e rápido.
Já esta previsto inclusive a construção de UPA s (Unidades de Pronto Atendimento) e de 42 salas de estabilização a somar com o atendimento de Urgência e Emergência em Goiás, uma dessas será em nossa adorável cidade.
{jcomments on}