Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Cultura

Igreja católica em Goiânia aceita cartões de crédito para pagamento de dízimo

Publicado

em

Uma igreja de Goiânia inova no sistema de dízimo e recebe dos fiéis em máquina de cartões bancários. A Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Universitário, há 55 anos na região, realizou uma pesquisa com os paroquianos e, conforme o pároco, frei Carlos Antônio da Silva, pelo menos 50 pessoas responderam que, pela segurança, seria benefício uma mquineta que recebe até cinco bandeiras de cartão de débito e crédito. Esta iniciativa não é pioneira, e o mesmo frei já implantou o mesmo sistema em Brasília, onde era responsável pela paróquia, antes de ser tranferido para a Arquidiocese de Goiânia.

“Quem vai fazer suas compras não leva dinheiro, leva cartões, para sua segurança. A igreja não está fora do âmbito da sociedade. Essa é uma forma de dar mais segurança aos nossos fiéis. Quem devolve o dízimo, maioria, são idosos, que são mais suscetíveis a serem assaltados. Nosso mundo hoje em dia está muito violento, e a região em que vivemos não é diferente”, disse o frei Carlos Antônio ao jornal DM.

Conforme o frei, antes eram fornecidos carnês para que os devotos pudessem fazer a devolução da décima parte do que ganham durante cada mês. Ainda de acordo com o frei, o serviço é somente realizado por débito. “A pessoa já tem o dinheiro, é somente uma opção de repassar”, disse.

Frei Carlos Antônio ressalta ainda que o objetivo de implantar a tecnologia na paróquia não é de obrigar que todos os fiéis devolvam o dízimo ou ofertas. Conforme o pároco, nunca foi exigido que ninguém repassasse algum valor a igreja. “Dízimo é uma questão bíblica, não existe polêmica. O dízimo é dinheiro, a décima parte daquilo que você recebe. Mas pode ser devolvida em trabalho, como existem muitas pessoas aqui na paróquia que são voluntários com o dízimo”, afirmou ele.

Carlos Antônio ressaltou aunda que para a Ordem Franciscana, é uma novidade receber dízimo no Brasil.

Procurada, a Arquidiocese de Goiânia não se mostrou favorável ou contrária à prática de receber dízimos com maquinetas de cartões. A assessoria de imprensa preferiu não comentar o assunto.

As informações são do DM

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.