Acompanhe também as nossas redes sociais

Saúde

Hospital Municipal de Iporá volta a realizar exames de mamografia

Publicado

em

Os exames de mamografia no município Iporá, voltaram a ser realizados pela rede pública de saúde. O anuncio foi feito pela Secretária de Saúde, Daniela Sallum nesta segunda-feira (31). As pacientes que permaneceram nove meses sem conseguir realizar os exames devido  problemas no equipamento, já podem procurar a unidade médica e agendar uma data para o atendimento.  De acordo com nota divulgada pela secretária,  todos os problemas que impossibilitavam a realização dos exames, já foram solucionados.

O mamógrafo é responsável por disponibilizar exames digitais precisos e tem como finalidade estudar o tecido o mamário e, com isso, detectar um possível nódulo na região dos seios, contribuindo para o diagnóstico do câncer de mama. Profissionais da área, destacam que a mamografia ainda é o melhor método para se diagnosticar o câncer de mama em uma fase inicial, antes que ele se dissemine para outros órgãos. Nesse estágio, em que o tumor habitualmente se encontra com menos de um centímetro, as chances de cura são da ordem de 90%.

 Como o Hospital Municipal de Iporá já estava sem realizar o exame de mamografia há nove meses, mulheres do município eram obrigadas a se deslocar até Goiânia para conseguir realizar o exame. Tal situação fez com que vereadores, pacientes e moradores cobrassem uma maior agilidade da Secretaria de Saúde em solucionar o problema, já que a doença não pode ser evitada, mas sim prevenida e curada, se diagnosticada em fase precoce.

A mamografia é na maioria das vezes, a diferença entre viver ou morrer vítima da doença

Todos os órgãos de saúde do mundo alertam o público feminino para a realização periódica da mamografia a partir dos 35 anos de idade. Caso o primeiro exame não apresente qualquer alteração, a orientação médica é de realizar uma mamografia por ano ou a cada dois anos. Não é necessário se preocupar com a dose de radiação recebida durante o exame porque ela é desprezível se não for feito frequentemente e, além disso, os tumores nas pacientes mais jovens costumam ser muito agressivos, portanto o diagnóstico precoce é, na maioria das vezes, a diferença entre viver ou morrer da doença.

O agendamento do exame pode ser feito tanto na Secretaria Municipal de Saúde, como no Hospital Municipal de Iporá. Para saber de mais informações sobre o exame, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde que fica localizada na Rua Lázaro Vieira N° 442  no centro de Iporá, ou através do número 3603-7264.

Continue lendo

Em Goiás

Sugira uma pauta

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.