Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Cultura

Horário de verão começa à meia-noite de sábado

Publicado

em

A partir do pró­ximo do­mingo (21), bra­si­leiros que vivem nas re­giões Sul, Su­deste e Centro-Oeste terão que adi­antar seus re­ló­gios em uma hora. A data está mar­cada para o início do ho­rário de verão, que vai até 17 de fe­ve­reiro de 2013. Se­gundo in­for­ma­ções do Mi­nis­tério de Minas e Energia, du­rante a vi­gência do ho­rário di­fe­ren­ciado está pre­vista uma re­dução média de 5% no con­sumo no ho­rário de pico, que vai das 18h às 21h.
A Bahia chegou a es­tudar a pos­si­bi­li­dade de aderir ao ho­rário de verão, mas, de­vido ao alto grau de re­jeição da po­pu­lação à me­dida, o go­ver­nador Ja­ques Wagner (PT) de­cidiu que a Bahia se­guirá o ho­rário con­ven­ci­onal ado­tado em toda a Re­gião Nor­deste. Uma pes­quisa do go­verno mos­trou que 75% da po­pu­lação baiana são con­trá­rios ao ho­rário di­fe­ren­ciado.
O ho­rário de verão é ado­tado em função do au­mento da de­manda por energia nesta época do ano, re­sul­tante do calor e do cres­ci­mento da pro­dução da in­dús­tria com a apro­xi­mação do Natal. O Norte e Nor­deste não aderem à mu­dança, porque o Ope­rador Na­ci­onal do Sis­tema Elé­trico (ONS) ava­liou que a eco­nomia nesses mer­cados é pouco ex­pres­siva, e não jus­ti­fica a par­ti­ci­pação.
Além da eco­nomia pouco ex­pres­siva de energia, os es­tados do Norte e Nor­deste não aderem ao ho­rário porque sua po­sição ge­o­grá­fica não fa­vo­rece um apro­vei­ta­mento maior da luz na­tural no verão, como ocorre nas de­mais áreas. De acordo com o mi­nis­tério, por es­tarem mais pró­ximos da linha do Equador, nesses lo­cais in­cidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.
A vi­gência do ho­rário de verão co­meça à meia-noite de sá­bado (20). Desde 2008, a apli­cação do ho­rário di­fe­ren­ciado é re­gu­la­men­tada pelo De­creto n° 6.558, que fixou datas para o início e tér­mino. O co­meço é sempre no ter­ceiro do­mingo de ou­tubro, e o fim, no ter­ceiro do­mingo de fe­ve­reiro do ano sub­se­quente. Se a data coin­cidir com o do­mingo de car­naval, o en­cer­ra­mento é trans­fe­rido para o do­mingo se­guinte.

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.