Segurança
Homem é vítima de alcoolismo
Enquanto a sociedade volta-se para entorpecentes químicos diversos, a acessível e legalizada bebida alcoólica, vem ceifando assustadoramente e sem distinção a vida de milhares de pessoas em todo mundo. Um episodio ocorrido na última quinta-feira (14) na região oeste, comprovou a necessidade da criação de políticas públicas preventivas e mitigadoras.
Um homem de 40 anos foi encontrado morto na porta de um bar no município de Doverlândia, há cerca de 180 km de Iporá. A 3ª CDPM de Doverlândia foi acionada via 190, ás 04h40, por uma funcionária pública que procedia pela limpeza da rua próxima ao local.
Lourival Fagundes de Souza, natural de Bom Jardim de Goiás, estava estirado ao chão, ao lado do bar de propriedade “Jorge do PT”, localizado na Avenida do Peixe nº 110, centro. Seu corpo apresentava uma pequena quantidade de sangue e uma marca roxa ao redor do olho, possivelmente causada por uma queda. Nem um sinal de agressão física foi constatado. O corpo da vítima foi trazido para o IML de Iporá.
De acordo com familiares, a causa da morte foi o alto consumo de álcool. Em entrevista a uma emissora local, o irmão deu um depoimento lamentando a morte, dizendo das tentativas que a família fez para internar Lourival em uma clínica de reabilitação. ”Ele achava que não estava doente. Às vezes as pessoas pensam que é culpa da família, mas nós fizemos tudo o que estava ao nosso alcance”, disse ele.
Sendo o álcool a droga mais consumida em nossa sociedade, é também a que causa maior número de vítimas, doenças físicas e psiquiátricas, maior número de incapacitações sociais e maior número de acidentes fatais associados ao seu consumo. Diante de tanta facilidade do uso, e face aos enormes riscos que provoca, o álcool vem sendo cada vez mais fator de preocupação, para aqueles que desejam uma vida saudável para si e para a coletividade.
A lei que limita a venda para menores de 18 anos. Contudo, na prática ainda não é respeitada e nem fiscalizada. Muitos adultos acabam por estimular o consumo, tanto pelo mau exemplo, como pelo incentivo direto, usando da bebida como um sinal de liberdade e independência. O primeiro gole na maioria dos casos, parte de dentro da própria casa. O caso de Doverlândia é um dos tantos que ocorrem pelo Brasil afora, e serve como um alerta para toda a sociedade no que diz respeito ao consumo do álcool.
{jcomments on}