Acompanhe também as nossas redes sociais

Política

Grupo Fiscal permanente promete informar sobre Gestão Publica

Publicado

em

Em virtude do sucesso alcançado em 2007, no Colégio Estadual Dom Bosco com 205 alunos envolvidos e ainda diversos outros colaboradores, o projeto “Educação Fiscal e Cidadania”, arrisca-se em vôos maiores com a criação de um grupo permanente para atuar na construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania a toda comunidade Iporaense.
Com o objetivo de propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado, o projeto em sua versão 2007 teve a participação de alunos do EJA nos três períodos e foi elaborado pela professora Izaltina Lourenço com coordenação de Paulo Alves. Inúmeros frutos foram rendidos na época pelas mãos dos alunos, como: poesias, desenhos, criação de blogs e de uma cartilha educativa, convites para apresentações em escolas, e inclusive nas cidades de Goiânia e Brasília.
A versão 2010 esta sobre a orientação da Receita Federal e Estadual e pretende selecionar a equipe por meio de ofícios encaminhados as entidades, depois da indicação e escolha pelas mesmas, eles serão qualificados e em seguida ações como palestras educativas esclarecendo o papel da gestão publica, importância do controle dos tributos pagos e seu investimento,bem como os vários tipos de impostos, a transferências de recursos, leis orçamentárias, despesas publicas, importância da emissão de notas fiscais, sonegação de impostos, divisão de poderes entre outras serão alguns dos temas abordados.
A novidade esse ano é a expansão do projeto com atividades em associações, comércios e demais segmentos da sociedade. Lembrando que o trabalho é voluntario e recebe o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria da Fazenda e do Estado de Goiás, da Câmara Municipal de Iporá, da OAB – Subseção de Iporá, da Subsecretária Regional de Educação, do Sintego e do Conselho Regional de Contabilidade.

Devemos ser cidadãos conscientes
Dos nossos deveres e obrigações
Pagando em dia os impostos e
Exigindo nota fiscal
Para que não haja sonegação.
Com os recursos arrecadados
Os governantes devem
Repassar em forma de
Educação, saúde e lazer.
Devemos participar das reuniões
Que acontecem na câmara
Temos o direito de saber
Como o dinheiro público
Esta sendo empregado…
Eu comecei a exercer a cidadania…
E você?
Claudiane Leite Pena Silva
Aluna do 3º Semestre da 3ª Etapa-EJA em 2007

Fonte: receita.fazenda.gov.br/educafiscal

 

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.