Política
Grupo Fiscal permanente promete informar sobre Gestão Publica
Em virtude do sucesso alcançado em 2007, no Colégio Estadual Dom Bosco com 205 alunos envolvidos e ainda diversos outros colaboradores, o projeto “Educação Fiscal e Cidadania”, arrisca-se em vôos maiores com a criação de um grupo permanente para atuar na construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania a toda comunidade Iporaense.
Com o objetivo de propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado, o projeto em sua versão 2007 teve a participação de alunos do EJA nos três períodos e foi elaborado pela professora Izaltina Lourenço com coordenação de Paulo Alves. Inúmeros frutos foram rendidos na época pelas mãos dos alunos, como: poesias, desenhos, criação de blogs e de uma cartilha educativa, convites para apresentações em escolas, e inclusive nas cidades de Goiânia e Brasília.
A versão 2010 esta sobre a orientação da Receita Federal e Estadual e pretende selecionar a equipe por meio de ofícios encaminhados as entidades, depois da indicação e escolha pelas mesmas, eles serão qualificados e em seguida ações como palestras educativas esclarecendo o papel da gestão publica, importância do controle dos tributos pagos e seu investimento,bem como os vários tipos de impostos, a transferências de recursos, leis orçamentárias, despesas publicas, importância da emissão de notas fiscais, sonegação de impostos, divisão de poderes entre outras serão alguns dos temas abordados.
A novidade esse ano é a expansão do projeto com atividades em associações, comércios e demais segmentos da sociedade. Lembrando que o trabalho é voluntario e recebe o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria da Fazenda e do Estado de Goiás, da Câmara Municipal de Iporá, da OAB – Subseção de Iporá, da Subsecretária Regional de Educação, do Sintego e do Conselho Regional de Contabilidade.
Devemos ser cidadãos conscientes
Dos nossos deveres e obrigações
Pagando em dia os impostos e
Exigindo nota fiscal
Para que não haja sonegação.
Com os recursos arrecadados
Os governantes devem
Repassar em forma de
Educação, saúde e lazer.
Devemos participar das reuniões
Que acontecem na câmara
Temos o direito de saber
Como o dinheiro público
Esta sendo empregado…
Eu comecei a exercer a cidadania…
E você?
Claudiane Leite Pena Silva
Aluna do 3º Semestre da 3ª Etapa-EJA em 2007
Fonte: receita.fazenda.gov.br/educafiscal
{jcomments on}