Segurança
Greve da Policia Civil pode terminar amanhã

Policiais civis em greve desde o dia 22 de outubro resolvem amanhã, às 14 horas, no pátio do Complexo de Delegacias Especializadas, em Goiânia, se aceitam o acordo firmado entre o governo estadual e o comando de greve.
O secretário de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, esteve reunido com os presidentes do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Silveira Alves Moura, e da União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci) durante toda a manhã e início da tarde. Depois ficou reunido o restante da tarde com o secretário Giuseppe Vecci, do Planejamento, retornando no final da tarde à SSPJ, onde apresentou a proposta do governo para a categoria.
Ficou acertado que o governo tem disponível R$ 4,7 milhões para o pagamento das promoções, que seriam pagas em três parcelas: em dezembro deste ano, em março e em maio do ano que vem e não em parcelas a partir de abril como o governo queria inicialmente.
Foi mantida a diminuição do interstício para promoção de quatro anos para dois anos e o fim do limitador de vagas. Será criada ainda este mês uma comissão, da qual o secretário Joaquim Mesquita fará parte, para discutir questões como piso salarial, reestrutura da carreira do policial civil e o tamanho do efetivo que, segundo Silveira Alves de Moura, está defasado.
“O secretário nos disse também que vai conversar com o governador Marconi Perillo sobre a aplicabilidade do bônus de produtividade para agentes e escrivães”. O bônus deve ficar entre 5% e 20%, mas ainda não tem critérios de avaliação para que o pagamento seja efetuado.
Os policiais civis foram convocados pelo Sinpol e pela Ugopoci a participar de assembleia extraordinária amanhã, às 14 horas, mas o fim da greve só será deliberado com o quorum mínimo de 500 policiais civis. Caso o número de pessoas seja insuficiente para deliberar sobre o fim do movimento, nova assembleia extraordinária será marcada para segunda-feira. “Não vamos deliberar nada sem o número mínimo de policiais civis. Em nossas assembleias conseguimos reunir de 400 a 500 pessoas. Somos 3,5 mil policiais civis em todo Estado”, contou Silveira.
O secretário Joaquim Mesquita contou que os dois lados tiveram de ceder para chegar ao acordo. Como ele havia adiantado ao POPULAR na semana passada, tudo indica que a greve tenha fim ainda nesta semana.
A discussão sobre o corte de ponto dos grevistas nos 24 dias de greve ficou por conta da delegada-geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi. Silveira Alves de Moura disse que a categoria não vai aceitar o corte de pontos. “Aceitamos a reposição das horas para agilizar investigações que ficaram paradas”.
4,7
milhões de reais é a quantia que o governo disponibilizou para as promoções
Acordo
Veja os pontos acertados com a Polícia Civil:
■ Promoção de todas as classes, em três parcelas a serem pagas em dezembro deste ano e em março e maio de 2013
■ Diminuição de 4 para 2 anos no interstício para promoções
■ Acabar com o limitador de 10% de vagas no escalonamento de classes para fins de promoção.
■ Não cortar o ponto da categoria nos dias de greve
■ Conversar com o governador Marconi Perillo sobre o pagamento de bônus de 5% a 20% por produtividade a agente e escrivão
■ Criação de comissão para decidir o valor do piso salarial, reestruturação da carreira e efetivo

-
Cidadeshá 3 dias atrás
Justiça atende pedido do MP e determina que Prefeitura de Iporá entregue documentos sobre empréstimos consignados de servidores
-
Cidadeshá 4 dias atrás
Ministério Público aciona Prefeitura de Iporá para apresentação de documentos sobre empréstimos consignados
-
Culturahá 7 dias atrás
Advogado é preso suspeito de matar o próprio pai, ex-presidente da OAB em Jussara
-
Cidadeshá 4 dias atrás
Câmara de Iporá rescinde contrato com assessoria jurídica após questionamentos sobre conflito de interesses