Segurança
GPT de Iporá prende quadrilha especializada em assaltos a caixas eletrônicos em Doverlândia
O Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) de Iporá, composto pelo Cabo Wagner e os soldados Da Silva, Marcos e Hugo César, prendeu ontem (4), uma quadrilha especializada em assaltos a caixas eletrônicos e evitou que mais uma agência bancária fosse roubada.
O serviço de inteligência da Polícia Militar de Iporá apurou que a quadrilha estava planejando, para a primeira semana do ano de 2013, uma ação criminosa na cidade de Doverlândia. Então, a partir desta informação, a equipe do GPT deslocou para a referida cidade com objetivo de localizar e prender os suspeitos.
Com apoio dos policiais de Doverlândia, os trabalhos em busca da quadrilha começaram na quarta-feira (2). Foi quando em um patrulhamento o GPT deparou com um Fiat Punto, branco, com dois ocupantes que ao avistarem a viatura empreendeu fuga em direção à cidade de Caiapônia.
A informação foi repassada aos militares de Caiapônia, que realizaram o cerco na entrada da cidade e conseguiram abordar o veículo suspeito. Durante a abordagem, constataram que os dois homens estavam em um veiculo furtado e eram integrantes de uma quadrilha que havia realizado assaltos nos últimos meses em várias cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.
Os dois elementos presos assaltaram no ultimo dia 26 uma agência bancária na cidade de Gouverlândia, onde atiraram no pescoço de um dos guardas. Além ainda, do furto de dois veículos que foram usados no assalto que aconteceu no Correios da cidade de Ribeirãozinho (MT), ação essa que feriu com três tiros um militar mato-grossense.
Troca de Tiros
Durante interrogatório, os dois presos confessaram que estavam acompanhados de outros comparsas e que estes estariam acampados nos arredores de uma fazenda, as margens do Córrego Macaúba. Com essas informações a equipe do GPT deslocou para o local indicado e antes de chegar a sede da fazenda deparou com uma camionete GM D-10, verde, que estava ocupada por 4 integrantes da quadrilha, um deles era gerente da fazenda em que os assaltantes estavam acampados.
Houve troca de tiros no confronto e três integrantes da quadrilha conseguiram fugir para uma mata, deixando o veículo para traz. O gerente da fazenda foi detido pelos policiais militares. Na fuga, os bandidos deixaram cair um fuzil calibre 762 de uso exclusivo das Forças Armadas, uma cartucheira 28 e uma Flaubert calibre 22.
No acampamento dos meliantes, foi encontrado um farto material destinado a uso em assaltos, como: banana de dinamite, munições de diversos calibres, colete balístico, estopins de detonação, alavanca para arrombar caixa eletrônico e vários relógios que eram frutos de assalto à joalheria.
Buscas continuam
As diligências na zona rural continuam sendo feitas por várias equipes da PM, inclusive, do Mato Grosso. O 12º BPM coordena esse trabalho e a qualquer hora pode ocorrer a prisão dos elementos que estão em fuga, os foragidos. Uma ação rápida da PM que conseguiu impedir o assalto em mais uma agência bancária. Os três presos foram encaminhados para o presídio da cidade de Caiapônia. Foram presos Libertino da Silva Moraes, Eduardo de Oliveira Santos e Lucas Valadares da Silva.
Fonte: 12° BPM