Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Cidades

Goiás registra 5 casos de dengue sorotipo 3; três na cidade de Jataí

Em relação às outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Chikungunya também chama atenção com 119 casos confirmados.

Publicado

em

Nos primeiros 45 dias de 2025, o estado de Goiás já registrou 10.242 casos confirmados de dengue. Apesar de representar uma redução de 75% em relação ao mesmo período do ano passado, a situação segue preocupante. Segundo a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Cristina Laval, a preocupação se deve à circulação do sorotipo 3 do vírus da dengue, identificado em cinco pacientes.

Os três casos mais recentes foram registrados na cidade de Jataí, localizada na região sudoeste do estado. O que mais chama atenção dos especialistas é que um dos pacientes diagnosticados não tem histórico de viagens, o que pode indicar transmissão comunitária da doença dentro de Goiás. Inicialmente, os casos de sorotipo 3 eram considerados importados de outros estados, mas a confirmação de uma transmissão local pode indicar uma nova fase da epidemia.

Até o momento, cinco pessoas morreram em decorrência de complicações da dengue em Mozarlândia, Ceres, Goianésia, Heitoraí e São Simão. Outras 24 mortes estão sob investigação. Regiões com maior incidência da doença seguem em alerta.

A dengue sorotipo 3 não circulava no Brasil há mais de 15 anos, o que preocupa as autoridades de saúde, já que a população tem baixa imunidade contra essa variante do vírus. O Governo de Goiás alerta para a necessidade de intensificar as medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.