Segurança
Fugitivo do presídio de Iporá é recapturado
A polícia militar recapturou, na noite do último sábado (8), por volta de 1h da manhã, mais um foragido do presídio de Iporá. Devid Abadio da Silva foi encontrado no município de Montes Claros de Goiás, próximo ao Distrito de Ponte Alta durante um policiamento do destacamento local em uma festa.
A equipe realizava um simples patrulhamento em uma festa quando deparou-se com Devid, o rapaz foi abordado e identificado.Segundo os policiais o jovem confessou ser fugitivo e não esboçou reação alguma no momento da prisão.
O detento que até então era tido como um dos fugitivos mais perigosos, já está de volta ao presídio de Iporá onde cumpre pena por homicídio e outros delitos cometidos na região.
Ainda encontram-se foragidos dois detentos, Ênio Wisley da Costa, de 38 anos e Denis Marcio de Jesus de 28 anos. Mesmo sem informações do paradeiro dos fugitivos, a polícia militar juntamente com a polícia civil continua realizando diversas operações para a captura dos mesmos. E qualquer informação sobre o paradeiro dos dois, pede-se que seja informado a policia militar pelo numero 190.
Relembrando o fato
No dia 3 de Novembro de 2010, sete detentos aproveitaram a presença de apenas um agente penitenciário e a agitação do 1º turno das eleições e serraram a grade do banho de sol, saltaram o muro e empreenderam fuga. Conforme depoimento do agente prestado à polícia, este alegou não ter escutado nenhum barulho que levasse a suspeitar da evasão dos reeducados, fato este que abriu uma discussão sobre uma possível facilitação da fuga por parte dos servidores do presídio.
Dezenove dias depois, 4 dos 7 detentos, foram recapturados no município de São Luis dos Montes Belos, sendo Weverton Nascimento da Silva, Philip Jander Barro de Alencar, Rafael Lennon da Silva e Manoel Nunes Baião. A ação foi realizada após uma denuncia anônima e monitoramentos a suspeitos na cidade.
Durante a prisão dos detentos, a irmã de um deles, que estava em pânico com medo da polícia matar o irmão e os colegas, fez uma grave revelação a um jornal de São Luis de Montes Belos sobre a fuga do grupo. De acordo com ela, a fuga foi facilitada por pessoas que trabalham no presídio. “Cada preso pagou R$ 500,00”, afirma ela, e continua: “Minha mãe pegou um empréstimo para arrumar o dinheiro. A vida do meu irmão estava em risco”, disse.
Para o diretor do presídio Winkler de Freitas, a denúncia haveria de ser investigada, mas tudo indicava que seria apenas uma forma de denegrir a imagem dos agentes e do presídio. Contudo esta não foi a primeira vez que o presídio de Iporá recebeu criticas sobre a conduta dos agentes.
Visivelmente atingido sobre este ultimo incidente, o Coordenador Regional Prisional SUSEPE – 5ª Regional Centro-Oeste Eder Coelho Tavares, que até então similar ao diretor Winkler não havia se pronunciado perante a sociedade, divulgou uma nota criticando sem pudor os meios de comunicação regionais e locais pela forma como trouxeram a denuncia a população.
Pois bem esperamos que esse caso não fique sem desfecho, como as outras acusações que rondam o presídio e que as pessoas que de algum modo estiveram envolvidos na fuga sejam punidas, uma vez que quem paga por tais irresponsabilidades é a população.Aguardamos o resultado dos procedimentos instaurados na SUSEPE, na Polícia Civil e no Ministério Público.
Confira as fotos dos detentos ainda foragidos:
Denis Marcio de Jesus Faria, 28 anos, profissão: Serviços Gerais. Natural de Iporá. Pena: 05 (cinco) anos e 02 (dois) meses de reclusão.
Enio Wisley da Costa Pereira, 38 anos, Natural de Iporá – GO Histórico. Tipificação: Art. 155 par. Código Penal. (furto).
{jcomments on}