Política
Fórum de Iporá recebe a 2ª Vara Judicial e inaugura reforma
A Comarca de Iporá, que engloba as cidades de Amorinópolis e Diorama, teve a grata satisfação de, na manhã desta segunda-feira (25), ver instalada mais uma Vara Civil que veio com o fim de agilizar processos que tramitam pela Justiça. A solenidade também marcou a inauguração da reforma do Fórum de Iporá.
Em uma manhã toda especial e com a presença ilustre do juiz Enyon Artur Fleury Lemos, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás, representando o presidente Desembargador Paulo Teles, juntamente com os juízes de Iporá João Geraldo Machado, Lucas de Mendonça Lagares, de Israelândia Aluízio Martins Pereira, de Souza e César Silveira (Vara do Trabalho), dos Promotores de Justiça de Iporá Murilo da Silva Frazão e Rômulo Corra de Paula, do presidente da Subseção da OAB de Iporá Marcus Dias, dos prefeitos de Iporá, José Antônio da Silva Sobrinho, de Diorama, Edson Ferreira da Silva e de Palestina, Eduardo Talvani de Lima Couto, dos vereadores Eurides Laurindo, Auelione Alves e Wesley Barros, e do Capitão Oliveira, representando o Comandante do 12º BPM de Iporá, Frazão, do Delegado Municipal de Iporá Dr. Vinicius Batista e ainda de funcionários da justiça, advogados e ademais, que se fizeram presentes à especial inauguração.
O evento iniciou com o desserramento da placa que oficializa a reforma e a implantação da 2ª Vara da Comarca. Em seguida, todos os presentes dirigiram-se ao recinto, para apreciação da retórica das autoridades. O Padre José Roberto, pároco do município, ministrou uma bênção aos presentes e logo em seguida a mesa diretiva foi montada.
O primeiro a fazer uso da palavra foi o juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal e diretor do Foro João Geraldo Machado, que elogiou o trabalho e os avanços depois da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás ter sido assumida pelo Dr. Paulo Teles, e disse que a instalação da 2 ª Vara somará ainda mais com o Juizado Cível e Criminal, e com a Banca Permanente de Conciliação, permitindo assim uma distribuição justa e equitativa dos processos e conseqüentemente uma prestação jurisdicional mais rápida e efetiva a toda população. ”A decisão tardia, muitas vezes se afigura como injusta, mas agora com este reforço, o trabalho diferenciado e o empenho dos profissionais que aqui estão, Iporá será exemplo às demais regiões de Goiás”, ressaltou. A demais autoridades tambem compartilharam do mesmo pensamento.
Para Dr. Enyon Artur Fleury, representante do presidente do TJ, o excelentíssimo Dr. Paulo Teles, a instalação da 2ª Vara Judicial de Iporá é de suma importância, uma vez que os 8.000 processos existentes sobrecarregam os dois juízes que aqui estão, sendo o Dr. João Geraldo e o Dr. Lucas Lagares, mas que agora, com a criação da 2ª Vara, o trabalho deve ser minimizado e o andamento fluirá. O auxiliar afirmou inclusive, que não irá permitir a fundação da Vara ficticiamente, ”esta Comarca não passará por necessidades. Dentre pouco tempo a estrutura e todo o efetivo de funcionários estarão nesta nova Vara para tornar ainda mais atrativa a comarca de Iporá”, concluiu.
A 2ª Vara Civil, Criminal, das Fazendas Publicas, de registro público e ambiental, serão provisoriamente assumidas até o concurso, pelo juiz de direito de Israelândia, Dr.Aluízio Martins Pereira de Souza.
Esta nova possibilidade de agilidade nos processos, é uma luta antiga de diversos segmentos sociais. Devido ao grande volume de documentos oriundos de Amorinópolis, Diorama e obviamente de Iporá, as causas por mais simples que sejam, estão demorando anos para serem concluídas. Entretanto, a realidade agora, com 3 varas e 3 juízes, com certeza mudara a situação da Comarca de Iporá no cenário Judiciário, oferecendo eficácia e competência das atividades prestadas a sociedade.
{jcomments on}