Acompanhe também as nossas redes sociais

Cultura

O Encontro dos Muladeiros está chegando

Publicado

em

 

O 4º Encontro dos Muladeiros que será realizado entre 27 à 30 de Janeiro, vem se firmando como o principal evento de entretenimento e esporte do Estado de Goiás. Com grande crescimento ano a ano, a festa que é sediada em Iporá, apresenta atrações cada vez mais destacadas no cenário nacional. Além da presença maciça dos apaixonados por montaria, a festa agrupa emigrantes de todo o país.

A organização, sem dúvida, é outro ponto que vem se destacando nesta 4ª edição. E, para que a festa seja agradável e sem desentendimentos, alguns direitos e deveres são apresentados pela a AMOG (Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano). Confira quais são:

OS DEVERES DE CADA COMITIVA
Cada comitiva deverá ter no mínimo (15) animais, sendo que todos devem ser muares;
Cada comitiva deverá ter um presidente durante todo o evento que será o legitimo representante de sua comitiva;
Toda comitiva deverá se apresentar com uniforme devidamente personalizado, podendo cada comitiva ter seu patrocinador;
Todo animal que adentrar ao evento deverá apresentar exame de anemia;
Cada comitiva terá até o dia 10 (dez) de janeiro de 2011 para sua confirmação;
Para cada animal que participar do evento será cobrado uma taxa de R$ 80,00 (Oitenta Reais).
OBS: Todos os participantes de provas profissionais deverá ser convidado pela comissão organizadora.

DOS DIREITOS DA COMITIVA
Curral individual para comitiva, ficando a opção de aluguel individual de baias. O valor do aluguel por baia durante todo o evento: R$ 100,00 (Cem Reais por Unidade).
Volumoso e água de boa qualidade para os animais;
Cada “muladeiro” terá direito a duas credenciais;
Será disponibilizado abrigo (Galpões ou Tendas) para acomodação de todos os integrantes e familiares da comitiva.

DA ALIMENTAÇÃO
Cada comitiva poderá trazer utensílios de cozinha bem como os tipos de alimentos que servirão de alimentação aos integrantes que dela fizer parte, (teremos a opção de alimentação servidas por empresas privadas, churrascaria, pastelaria, pamonharia e pit-dog, etc…) ficando assim, a critério para cada participante.

DO ABASTECIMENTO
Toda comitiva fica no direito de abastecer sua comitiva no período das 7:00 horas às 10:00 horas.
Cada comitiva poderá cadastrar 2 carros para abastecimento.

DAS BEBIDAS
Só será permitida a entrada ao evento de bebidas destiladas, as bebidas fermentadas, água e refrigerantes serão vendidas na ocasião por marca do patrocinador.

DAS PROVAS
Todos os integrantes das comitivas terão o direito de participação em todas as provas, tanto as individuais quanto por equipe, e as mesmas deverão ser pagas individualmente.
O número de equipes competidoras em cada prova será proporcional ao número de comitivas, e seus membros, número estes que será definido pela organização/organizador.

DAS PREMIAÇÕES
O valor arrecadado das inscrições para as provas serão distribuídas das seguintes formas:
– 60% para premiação e 40% para a organização;
Sendo que:
– 50% da premiação será para o primeiro colocado;
– 30% da premiação será para o segundo colocado;
– 20% da premiação será para o terceiro colocado.

DAS RESPONSABILIDADES
Fica proibido o uso de “tacas” de corrente (arreador). Como também o uso de charas na cinta dentro do recinto.
A AMOG não se responsabiliza por qualquer tipo de acidente e danos causados a animais e furtos de equipamentos. Teremos segurança, mas que cada um nos ajude a cuidar.
Os casos omissos serão decididos pela comissão organizadora.

Atenciosamente,

Waldjan Alves Terêncio
Presidente da AMOG.

Ingredientes do evento

Team Penning
O Team penning é uma competição de ritmo acelerado que dá a uma equipe de três muladeiros de 120 segundos para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados. O tempo começa a ser contado quando o focinho do primeiro cavalo cruzar a linha de partida e termina com a rês no curral.

Laço em dupla (Team Roping)

Dois muladeiros devem laçar um bezerro com cerca de 200 kg, de preferência com chifres. O laçador cabeceiro deve laçar os chifres ou o pescoço do bezerro, enrolando a corda na parte frontal superior da sela. O laçador peseiro deve laçar dois pés do animal, logo após o cabeceiro ter executado sua tarefa. A prova termina quando os dois laçadores se posicionarem, um em frente ao outro, com as cordas esticadas. Vence a dupla que fizer o menor tempo.

Pega do Garrote (Calf Roping)

O muladeiro deve laçar pelo pescoço um bezerro de 120 kg. Depois, desce do cavalo, derruba o bezerro e amarra três patas. O laçador é desclassificado se o animal se soltar nos primeiros 5 segundos.
Três Tambores
Três tambores são colocados a uma distância mínima de 4 m um do outro. A participante sai a galope, com tempo de percurso cronometrado entre as linhas de partida e de chegada. O competidor tem que percorrer no menor tempo possível, sem ultrapassar a linha de chegada com qualquer parte do corpo. Cada tambor derrubado acarreta uma pena de 5 segundos.
Provas de Marcha (Burro, Amador, Dente de Leite, Amazonas e Patrão)
A prova de marcha consiste na preservação e valorização da marcha característica do muar, dando ao público a oportunidade de focalizar e visualizar a imagem do andamento característico, bem como defini-lo e fixá-lo uniformemente entre criadores e técnicos.
Prova com duração de até 20 minutos onde será avaliado o conjunto Muar/Muladeiro, a regularidade e o estilo. 

Queima do Alho

O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão.

Confira toda a progamação do evento:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.