Goiás
Festa do Divino Pai Eterno bate recorde de público em 2018
Durante dez dias de festa, a cidade recebeu três milhões de fiéis no maior evento religioso do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno
Encerrada neste domingo (1º), a Romaria do Divino Pai Eterno levou à Trindade cerca de 3 milhões de pessoas, segundo levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros e Santuário Basílica. O número é próximo dos 4 milhões de fiéis que a cidade recebe durante todo o ano e superou as expectativas, no qual foi contabilizado a presença de 2,9 milhões de pessoas.
Considerado a maior festa religiosa em Goiás e maior evento do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno, a Romaria neste ano realizou, ao longo de dez dias, 121 missas, 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões. Além disso, foram realizados centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigias. Os tradicionais desfiles e encontros de foliões, carreiros e cavaleiros também aconteceram, para a representação das raízes regionais.
“Notamos um aumento já no primeiro fim de semana. É muito gratificante saber que, a cada ano, a nossa Romaria atinge números maiores. É a certeza de que estamos no caminho certo, conseguindo levar a Palavra de Deus e propagando nossa devoção”, diz o reitor do Santuário, Pe. Edinisio Pereira.
O tema da Romaria de 2018 foi “Pai Eterno, somos Teus filhos”. O objetivo do tema era homenagear e interceder pelas pessoas que fazem o bem e ajudam os que mais precisam. Prova disso foi que, no último dia de celebração, durante a missa solene, uma homenagem ao Padre Pelágio Sauter, alemão que viveu 47 anos em Goiás, mais precisamente na cidade conhecida como “Capital da Fé”.