Cultura
Festa de Maio entra para o calendário estadual
Agora é oficial. A Festa de Nossa Senhora Auxiliadora ou “Festa de Maio”, através da Lei nº 17.247/11 aprovada por unanimidade pela Assembléia Legislativa, entrou para o Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás. Na prática, isso significa recursos estaduais e valorização da identidade Iporaense perante todo o país. A Lei foi publicada na última segunda feira (11), no “Diário Oficial” do Estado.
Para o autor da proposta, Deputado Federal Luis Cesar Bueno (PT), o projeto visa valorizar a história do município de Iporá e preservar suas tradições, de forma que as novas gerações conheçam a cultura religiosa tanto da cidade quanto do Estado. Outro objetivo apontado pelo deputado, é a importância do evento como foco turístico para a cidade.
O próximo passo, será legitimar por meio de leis municipais, o que já é realidade para todo o Estado. Uma reunião esta semana na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com diversas lideranças políticas e religiosas, traçou rumos para usufruir dos direitos concedidos pela lei. A busca por parcerias com outros deputados eleitos também é uma das sugestões apresentadas.
Atualmente a Festa de Maio é considerada a terceira maior festa religiosa do estado. À frente dela estão apenas a de Nossa Senhora de Muquém e do Divino Pai Eterno em Trindade.
{jcomments on}