Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Política

Fazendeiro é multado em R$ 53 milhões em MT

Publicado

em

A fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) aplicou cinco multas a um proprietário de terras em SãoJosé do Xingu, no extremo Norte Araguaia de Mato Grosso por desmatamento e transporte ilegal de madeiras da zona rural para a cidade.
As multas somadas superam a R$ 53 milhões. A ação faz parte da Operação “Guardiões do Araguaia”, que conta com o apoio do Exército e da Polícia Militar. O nome do proprietário não foi revelado.
As autuações foram pelo descumprimento de embargo, por impedir a regeneração da vegetação nativa e retirada de material lenhoso. As áreas haviam sido autuadas pelo IBAMA anteriormente e estavam sendo usadas para a criação de gado.
No local, foram apreendidos dois tratores que estavam retirando madeiras, sendo um de esteira Caterpillar e um valmet 1280. Dos quase 50 mil hectares pertencentes à propriedade autuada, cerca de dez mil hectares encontram-se embargados.
Também, mediante denúncia, foi feito o levantamento do pátio de uma madeireira na referida cidade, onde foram constatadas irregularidades na venda e no estoque, sendo lavrados dois autos de infração, que totalizaram aproximadamente 250 mil reais e apreensões de 260 metros cúbicos de madeiras.
Estas madeiras estão sendo utilizadas em obras sociais nos municípios de Confresa e Canarana. Somente no município de Confresa, já foram reformadas dez pontes pela equipe de engenharia do Exército Brasileiro com as madeiras apreendidas.

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.