Educação
Farmácias de Iporá deixam de fazer plantões e moradores são prejudicados
Mesmo sendo exigido pelo código de postura do município de Iporá que haja farmácias e drogarias abertas para atendimento ao público durante os finais de semana e no período noturno, quem necessitou de algum atendimento ou medicamentos na madrugada de hoje, foi obrigado a esperar o inicio da manhã, já que a única farmácia que estava de plantão se encontrava fechada.
Segundo o que foi constatado por nossa reportagem na madrugada de hoje em Iporá, a única que estava de plantão se encontrava com um aviso ” Por motivos de saúde, não estamos posando (dormindo)”. O que causa um grande desconforto para quem necessita de algum medicamento durante a madrugada. Em alguns casos a única solução para quem procurava o serviço, foi adquirir analgésicos no Terminal Rodoviário de Iporá ou então procurar algum Hospital da cidade.
O Artigo 108 do código de postura do município firma que ” É obrigatório o serviço de plantão das farmácias e drogarias aos domingos e feriados, nos períodos diurno e noturno, aos sábados, nos período vespertino e noturno e nos demais dias da semana, no período noturno, sem interrupção de horário. ” Porém mesmo após diversas reclamações por parte dos consumidores e do aumento expressivo no número de farmácias em Iporá, a população ainda é obrigada a enfrentar situações desagradáveis como a vivida por pessoas que necessitam de urgência no atendimento e medicamentos durante a madrugada.
Proprietários de farmácias reclamam que o atendimento na madrugada não é compensativo financeiramente, tanto que algumas empresas do ramo já não fazem parte dos rodízios de plantões, porém as que participam devem prestar plantão de atendimento através de uma janela de fácil acesso ao consumidor, ou disponibilizar telefone para atendimento. Além disso, precisam fixar, em local visível, um quadro com a relação das farmácias integrantes do serviço de plantão de atendimento.
A falta de uma fiscalização efetiva por parte da Prefeitura de Iporá, é outro fator que tem facilitado para que situações como esta venham a acontecer em nosso município, já que mesmo com imprevistos sofridos dentro das empresas, serviços essenciais para a população não podem deixar de ser prestados.