Política
Falta de faixa de pedestres coloca em risco a segurança de alunos
Enquanto a Prefeitura de Iporá não tomar providência para conter os diversos problemas que a cidade vem enfrentando, os moradores são obrigados a conviver com entulhos e verdadeiro comércio nas calçadas, ruas cheias de buracos, e com a insegurança no trânsito.
Essa semana recebemos denúncia de um leitor, que após tempo de espera, valeu-se deste esse meio de comunicação, para tentar abrir os olhos dos administradores da prefeitura municipal, para os riscos que as crianças andam enfrentando ao entrar e ao sair de algumas escolas da cidade. Não existe faixa de pedestres na frente de algumas escolas, fato este que tem-se tornado um grande motivo de preocupação para pais de alunos.
As faixas de pedestres são uma garantia de segurança e de respeito ao pedestre, em especial às crianças.
Esta reportagem esteve na Escola Estadual Betel que fora a denunciada e, chegando ao local, foi notado um grande número de crianças atravessando a rua sem segurança alguma, em meio a ônibus e automóveis. Não existe faixa de pedestre, e nem mesmo placas de sinalização, advertindo aos motoristas, tratar-se de uma área escolar.
Reforçar a sinalização em frente aos prédios escolares, é uma forma de garantir a segurança no trânsito, e principalmente a das crianças, prevenindo eventuais acidentes trágicos.
Está na hora da administração municipal tomar alguma medida para evitar que casos como esses continuem acontecendo. Iporá está se tornando numa cidade, onde o direito do cidadão vem sendo constantemente desrespeitado. No centro da cidade, os pedestres necessitam caminhar pela rua, junto aos veículos, vez que inúmeras lojas fazem da calçada, a extensão de seu comércio, sem qualquer objeção por parte do poder público, e até mesmo sob a complascência do Ministério Público e do legislativo, pois nenhuma providencia é tomada. As faixas de pedestres que poderiam servir para proteger os que necessitam caminhar pelo centro da cidade, também são inexistentes.
Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.
Portanto, cabe apenas aos órgãos responsáveis perceber as necessidades enfrentadas pelo trânsito de Iporá, e zelar pelas crianças, pelos jovens, e por todos os demais cidadãos.
E você leitor, também poderá ajudar, denunciando e dando sugestões sobre as necessidades enfrentadas no dia a dia. Basta clicar em “Fale Conosco” e deixar sua sugestão.
{jcomments on}