Acompanhe também as nossas redes sociais

Educação

Estudantes do IF Goiano de Iporá participaram de evento internacional de Software Livre

Publicado

em

Uma turma de 18 alunos do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Iporá participou da X Conferência Latino-americana de Software Livre, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) no mês de Outubro. Os estudantes são dos cursos superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e técnico em Informática.

Acompanhados pelos professores Rafael Feitosa, Amaury Carvalho e Maxwell Grande, os alunos conheceram novidades em software livre, por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops, entre outras atividades.

“O contato com tecnologias abertas, desenvolvidas por comunidades no Brasil e em outros países da América Latina, é muito importante para a formação atualizada de alunos com relação a esse tema, que é uma tendência da área e do mercado”, explicou o professor Rafael Feitosa.

Softwares livres

Os softwares livres são programas com código aberto, que podem ser estudados, modificados e distribuídos com modificações por qualquer pessoa, além de serem livres para utilização para qualquer propósito. Essa liberdade possibilita que os programas sejam aprimorados de forma coletiva.

Latinoware

A Conferência Latino-Americana de Software Livre, também conhecida como Latinoware, é o maior evento sobre o tema da América Latina. O objetivo do evento é abrir espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do software livre na América Latina, além de promover a integração e valorização latino-americana. Em 2013, a décima edição do evento bateu recorde de público, com 4.620 participantes de todos os estados brasileiros e do exterior.

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do Governo Federal.

Continue lendo

Em Goiás

Sugira uma pauta

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.