Segurança
Estudante de São Luís é preso por fraude em vestibular em Curitiba

O estudante de direito, Vinícius B. Mendonça Damasceno, de 19 anos, morador da cidade de São Luis de Montes Belos, foi preso em flagrante no estado do Paraná ao prestar vestibular para medicina no lugar de outra pessoa. Ele foi contratado por um jovem de Curitiba da mesma idade, para fazer a prova em seu lugar e caso ele passasse no vestibular, receberia o valor de R$ 10.000,00.
Vinícius foi preso enquanto realizava provas em uma universidade de Curitiba, onde o objetivo era conseguir uma vaga em instituições dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A empresa Sistema Acafe, de Santa Catarina, que é responsável pela aplicação das provas, recebeu uma denúncia através de um e-mail sobre a fraude. Assim que o suspeito terminou a prova, foi abordado pela polícia local e encaminhado à delegacia, onde acabou confessando a fraude.
“Ele também é estudante de Direito, faz o primeiro ano. Diz que o pai é médico e a mãe, professora, enfim, é um rapaz que não precisa disso”, diz o delegado responsável pelo caso, Gerson Machado.
Com Vinícius foram apreendidas três carteiras de identidade falsas, uma com o nome do estudante de Curitiba que o contratou, uma de Presidente Prudente-SP, e uma de Campo Grande-MS. Em todas, constava a foto dele. Vinicius foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, Ciac-Sul, onde foi autuado em flagrante por falsidade ideológica, falsificação de documentos e posse de documentos falsos.
A polícia não descarta a participação de outros integrantes no esquema de fraudes nos vestibulares e também em concursos públicos. O delegado declarou também que fez o pedido de intimação dos três vestibulandos identificados nos documentos que estavam com Vinícius e encaminhou à perícia os dois celulares e o notebook encontrados com ele, pois ele desconfia que Vinícius possa fazer parte de uma quadrilha especializada nesse tipo de fraude. “Nesses equipamentos esperamos extrair informações sobre essa e outras fraudes”, disse.

-
Cidadeshá 3 dias atrás
Justiça atende pedido do MP e determina que Prefeitura de Iporá entregue documentos sobre empréstimos consignados de servidores
-
Cidadeshá 4 dias atrás
Ministério Público aciona Prefeitura de Iporá para apresentação de documentos sobre empréstimos consignados
-
Cidadeshá 4 dias atrás
Câmara de Iporá rescinde contrato com assessoria jurídica após questionamentos sobre conflito de interesses
-
Cidadeshá 3 dias atrás
Polícia investiga homem por maus-tratos contra cavalo em São Luís de Montes Belos