Acompanhe também as nossas redes sociais

Educação

Estudante de Piranhas é um dos semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado

em

O aluno Rone César da Silva cursa o 8º ano na Escola Municipal Sebastião José de Faria, em Piranhas, e é um dos semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa no gênero memórias literárias. O texto escrito por ele foi analisado pela Comissão Julgadora Escolar e Municipal, em seguida pelas Comissões Estaduais. Passando por todas essas etapas, o texto, que foi orientado pela professora Ana Cleide do Carmo, foi selecionado como um dos 500 semifinalistas de todo o Brasil, 125 em cada gênero.
Os 125 semifinalistas e seus respectivos professores se reuniram para participarem de oficinas de escrita e de atividades culturais nas seguintes capitais: Curitiba (crônica), Fortaleza (poema), Belo Horizonte (memórias literárias), São Paulo (artigo de opinião). Para Rone César, 13 anos, a leitura diária e as orientações da professora fizeram a diferença. “Gosto muito de ler, mas a ajuda da professora fez ficar mais fácil”, observou. Ana Cleide do Carmo é professora de língua portuguesa, e destacou a conquista de ter um aluno seu entre os classificados. “Foi difícil, a concorrência é grande, mas é muito importante um aluno da nossa escola ser classificado entre os 125 do Brasil”, pontuou.
A Olímpiada
Com o objetivo básico de incentivar a leitura e a produção escrita de alunos de todo o Brasil, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro promove um concurso nacional de textos. Os parceiros, Ministério da Educação, Fundação Itaú Social e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) desenvolvem ações de formação, orientando os professores no ensino da escrita por meio da “Coleção da Olimpíada”.
Nessa 2ª edição da Olimpíada inscreveram-se 141.854 professores de 5.498 municípios, com a participação de cerca de 7 milhões de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.  O número de vagas de cada Estado depende do número de textos enviados pelas Comissões Julgadoras Municipais, e Goiás enviou 798 textos dos quatro gêneros trabalhados; poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião. Foram então garantidas 21 vagas aos goianos e 500 em todo o território nacional.

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.