Escola Odilon José de Oliveira se prepara para reformar banheiros

Banheiros construídos com recursos próprios em precárias condições
Por meio da ação do Deputado Estadual Joaquim de Castro (PSD) duas escolas de Iporá foram beneficiadas. No entanto, frente as suas reais necessidades, de forma marginal, com R$ 50.000,00 reais cada uma. Foram elas as escolas Odilon José de Oliveira e a Escola Estadual Israel de Amorim.
A Escola Estadual Odilon José de Oliveira resolveu investir os recursos na construção de banheiros para os alunos uma vez que, os já existentes, apesar de terem sido construídos por meio de ação da própria escola já se encontram em precárias condições. Parte dos recursos deverá ser investida também na reforma das instalações elétricas da escola. Segundo Shirlene, Diretora da escola, nesta segunda-feira, 21, a empresa responsável pela reforma irá visitar a escola.
Dada as condições da escola um grupo de voluntários e voluntários ligados a Associação de Moradores da Vila Brasília, Itajubá I e Itajubá II (AMORVIB) estiveram no local, dentre eles, as professoras Ana Lícia, a Diretora Shirlene, Sr, Marinho da Mata e Marinho Júnior da Mata e realizaram uma limpeza geral na escola.
Conta Shirlene que muitas vezes é necessário mobilizar a comunidade para realizar este tipo de serviço ou ainda, pagar do próprio bolso para fazer alguns reparos na escola. Isso porque não há destinação de recursos. Cita como exemplo os R$ 0,50 destinados por aluno para a merenda escolar. E que para administrar os recursos tão escassos se utiliza da criatividade e faz o que pode e tenta falar sobre estas limitações com pais de alunos.
A questão da quadra de esportes
Local onde deveria ter sido construída a quadra de esportes
Outra questão que enfrenta aquela escola é a falta de condições dos alunos para realizar as aulas de educação física. Esta questão já foi tratada pela imprensa local e até hoje não foi solucionada. Ocorre que alunos da Escola Odilon José de Oliveira, fundada desde 1978, realizam, historicamente, suas aulas de educação física nas praças e nas ruas próximas a escola, sendo expostas constantemente a riscos de acidente.
A construção da quadra de esportes em uma ampla área da escola se tornou promessas de campanhas, não obstante, diretores da escola pleitearem desde o início da década de 1990 a realização da obra. O resposta dos órgãos estaduais para não realizar a obra se fundamenta num argumento muito pouco consistente, a saber, o fato que o imóvel onde deverá ser construída a quadra ser de propriedade da Agência Goiana de Habitação (AGEHAB) e que espera este órgão repassar para o Estado, o imóvel pra realizar a obra. Ocorre que a AGEAB trata-se de uma agência do Estado.
No ano passado, o Vereador Wesley Barros adquiriu uma cópia deste processo e se prontificou a ver o que estava acontecendo no sentido de mobilizar forças para resolver a questão. No entanto, até o momento ainda não apresentou resposta sobre o problema.
(João Batista da Silva Oliveira)

-
Cidadeshá 3 dias atrás
Justiça atende pedido do MP e determina que Prefeitura de Iporá entregue documentos sobre empréstimos consignados de servidores
-
Cidadeshá 4 dias atrás
Ministério Público aciona Prefeitura de Iporá para apresentação de documentos sobre empréstimos consignados
-
Cidadeshá 4 dias atrás
Câmara de Iporá rescinde contrato com assessoria jurídica após questionamentos sobre conflito de interesses
-
Cidadeshá 4 dias atrás
Polícia investiga homem por maus-tratos contra cavalo em São Luís de Montes Belos