Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Educação

Encontrado foco de escorpiões em Caiapônia

Publicado

em

Na última terça-feira (29) um morador residente na Vila Nova, bairro que fica próximo ao centro de Caiapônia, ligou para a Vigilância Sanitária do município, dizendo que na sua residência havia um foco de escorpiões (FOTO). Imediatamente os agentes foram até o local e depararam com cinco escorpiões na residência desse morador. Após a visita os agentes vistoriando mais (15) casas no quarteirão foram encontrados outros focos dos aracnídeos. O trabalho de inspeção foi realizando entre as Ruas: Tocantins, Tapajós e 11. Com a descoberta do foco a população, principalmente na região da Vila Nova, deve ficar em alerta.

Doutora Jeanne Darc Costa Souza do núcleo de Vigilância Epidemiológica de Caiapônia/GO enfatizou a nossa reportagem sobre o aracnídeo. “Os escorpiões preferem viver em áreas com uma temperatura entre 20 °C e 37 °C são animais carnívoros e têm geralmente hábitos noturnos e crepusculares, quando caçam e se reproduzem. Sua alimentação é baseada em insetos tais como cupins, grilos, baratas e moscas. Quanto ao seu maior predador é a galinha. A reprodução da grande maioria das espécies é sexuada, exigindo a intervenção de machos e fêmeas. Eles, não põem ovos, podem gerar de 6 a 90 filhotes e o tempo de gestação varia com a temperatura, espécie e alimentação da mãe, podendo estar entre 2 meses e 2 anos.

Quanto ao seu veneno, age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal. Estes sintomas, devido ao seu peso corporal, são mais acentuados em crianças, e devido às condições físicas, aos idosos. Todos os escorpiões são venenosos, porém apenas 25 espécies podem ser mortais aos humanos. Sua ferroada assemelha-se em grau de toxicidade da ferroada de uma abelha. O tratamento consiste na aplicação local da ferroada de um anestésico (lidocaína a 2%) e soro antiescorpiônico (obtido de escorpiões vivos). O tratamento deve ser hospitalar, de preferência com a apresentação do escorpião para facilitar o diagnóstico e o tratamento. Para finalizar deixo aqui um alerta e algumas medidas básicas de prevenção: Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar; – Mantenha limpos os locais próximos a sua residência evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção; – Mantenha o habitat familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos; – Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas; – se acontecer um acidente com escorpiões, primeiro deve-se evitar o pânico, lavar o local com água e sabão, aplicar compressas de água fria (para causar vasoconstricção e diminuir a profusão do veneno) e procurar um médico. Caso há algum foco na sua casa entre em contato com a nossa equipe da vigilância Epidemiológica”.

Por: Folha de Caiapônia

Continue lendo

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.