Acompanhe também as nossas redes sociais

Educação

Encerramento do Festival mais aguardado do ano

Publicado

em

Em meio a muita expectativa e ansiedade, foi anunciado na última sexta-feira (12), quando da cerimônia de encerramento realizada na Mansão Casa Verde, os vencedores do Festival Praça, Leitura e Magia. Depois de diversas etapas municipais, regionais e estaduais, enfim, os melhores nas categorias Contadores de História, Contadores de Causo e Declamadores de Poema, foram apresentados. A região de Iporá emplacou três finalistas.

O evento teve início com a declamação de uma história pelo aluno deficiente visual, Davi Sardinha Pacheco de 14 anos e estudante do 9º ano no Colégio Estadual Analícia Cecilia Barbosa da Silva de Amorinópolis. Em seguida, partiu-se para a composição da mesa diretiva com execução do Hino de Iporá, cantado por Wilson Alves, o próprio autor da letra, deixando a seguir os microfones abertos para o pronunciamento das autoridades. Na ocasião, foi sorteado o município goiano que sediará a III Edição da Semana Nacional da Leitura e da Literatura, tendol Piranhas levado a melhor.
A mesa de autoridades foi composta pelo anfitrião, o Prefeito José Antônio, pela Secretária de Educação, Milca Severino, do Subsecretário Regional de Educação de Iporá, Adeilton José, por Enoel Junior do Jornal Tribuna do Planalto, pela escritora Valeria Belem, por demais representantes das Subsecretárias Regionais de Educação do Estado e ainda por parceiros do evento.
O Subsecretário Adeilton José, falou da imensa felicidade e do quanto o encontro foi importante para o incentivo da leitura, ressaltando a interação entre os criadores das obras, os escritores, os leitores, “Realmente nossas expectativas foram de longe superadas e nossos objetivos foram alcançados,. Agradecemos a todos que trabalharam para fazer desse evento um sucesso e até o próximo ano, com um novo sonho de magia e de conquistas”, finalizou.
Durante o transcorrer do evento as bibliotecas montadas na Mansão Casa Verde e no Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, ficaram repletas de estudantes que, mergulhados no mundo da leitura, esqueciam-se de tudo. A distribuição de kits de livros literários, também foi uma das ações promovidas pelo acontecimento histórico na cidade de Iporá. Outro importante fato notado foi o envolvimento de alunos e de professores, em atividades trabalhadas separadamente e em conjunto.
A Secretária de Educação, Milca Severino, iniciou sua fala elogiando o trabalho desenvolvido e a organização do evento que, segundo ela é digno de destaque. A aluna Carla, de Inhumas, prestou seu depoimento representando todos os estudantes e emocionou com a empolgação e a propriedade das palavras, “Nós chegamos aqui de malas vazias e voltamos com ela cheia de conhecimentos e amizades, Com certeza ficarei com saudades. É somente através da leitura que nos tornamos pessoas mais capacitadas e devemos tudo isso aos professores,” disse ela.
A entrega das premiações ocorreu logo após com muita emoção, lagrimas e risos. O critério da premiação foi o seguinte: primeiros colocados de cada categoria ganharam um notebook; os segundos colocados uma máquina fotográfica, e os terceiros, um Ipod.
A Subsecretaria Regional de Educação de Iporá teve 3 representantes nesta reta final. Um deles foi o conhecido locutor mirim que narrou na Expoipo 2010, Luis Fernando Sousa Lara de apenas 8 anos e residente no município de Israelândia. O talento ímpar do menino para a declamação de causos, o consagrou como o melhor na modalidade do Estado. Além de receber um kit de livros e troféu, o jovem ganhou um notbook.
Conheça os vencedores e suas modalidades:

Contadores de Histórias:
1º Lugar: Ludmila da Silva Alves – Estudante do 9º ano – Colégio Estadual
General Curado – Anápolis – Go.(tema: Tecnologia na roça)
2º Lugar: Karine Gonçalves V. Nascimento – Estudante do 5º ano – Colégio
Estadual Juscelino K. Oliveira – Doverlândia – Go.(tema: Quem tem medo de quê?)
3º Lugar: Hernanda Batista Lopes – Estudante do 9º ano Escola Evangélica
Presbiteriana – Parangatu- Go.(Tema: As coisas que a gente fala).

Contadores de Causos
1º Lugar: Luiz Fernando Sousa Lara – Estudante do 8º ano – Colégio Maria Barreto
– Israelandia – Go. (tema: O Causo do porco)
2º Lugar: Ana Lívia Lourenço Ferreira – Estudante do 9º anoi – Escola Estadual
Alonso Lourenço de Oliveira – Trindade – Go. (Tema: O causo da feijoada);
3º Lugar: Iago Firmino Barbosa Santos – Estudante do 9º ano – Escola Estadual de
Tempo Integral Costa e Silva – Piranhas – Go. (tema:A onça misirenta);

Declamadores de Poemas
1º Lugar: Jordana Senna Melo – Estudante do 9º ano – Colégio Estadual Antenor
Padilha – Ivolândia  – Go. (tema: O livro e a América);
2º Lugar: Kamila Borges Santos – Estudante do 9º ano – Colégio Imaculada
Conceição – Ceres -Go. (tema: Nãe de Todos Nós);
3º Lugar: Camila Pereira – Estudante do 9º ano – Escola Estadual Valeriano de
Barros – Indiara – Go. (tema: O Menestreu)

 

 

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.