Acompanhe também as nossas redes sociais

Educação

Emoção e risos na entrega de títulos honoríficos

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Iporá realizou nesta sexta-feira (12), durante uma sessão solene, a entrega de Títulos Honoríficos a diversas personalidades que contribuíram para a construção de parte da história da cidade, por meio de valorosos serviços prestados a toda sociedade iporaense. A solenidade faz parte das comemorações do 62º aniversário de emancipação de Iporá.

Foram homenageadas 12 pessoas e a Casa de Leis ficou repleta de convidados. O destaque durante a solenidade foi para Dayse Lucy Silva Vilela, a única mulher reconhecida para receber o título na cerimônia e ainda um chapéu das mãos do Prefeito José Antônio, justificados pelas palavras do Presidente da Câmara dos Vereadores, Eurides Laurindo com a seguinte expressão, “devido a sua enorme contribuição a comunidade e por ser a única mulher hoje a receber a honraria, todos nos tiramos o chapéu para você”, comentou provocando risos aos presentes.
A solenidade pressentiu do encaminhamento dos homenageados a posição de destaque no plenário, da leitura da palavra pelo vereador e pastor Auelione Alves, da execução do hino nacional e da declamação de um poema por Francynara Dias.
Durante a entrega das placas de homenagens foram lidas justificativas e narrando parte da história de cada cidadão. Conheça os homenageados e seus feitos:

 

Luiz Antonio Silva Menezes é natural do município de Rio Verde – GO, nascido em 10 de outubro de 1960, filho de Francisco Ferreira de Menezes e Geralda Emilia Silva Menezes. É Diretor Geral do Instituto Federal Goiano – IFGOIANO – Campus Iporá, sendo servidor público federal no Quadro Permanente no mesmo órgão desde 01 de agosto de 1981.
Dr. Luiz Antonio é graduado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais (UFLA/MG); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Mestre e Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG/GO).
Esteve atuando nas atividades de ensino como professor orientador das disciplinas do curso técnico de Qualificação Profissional para Zona Rural da Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde – GO; professor da Fundação do Ensino Superior de Rio Verde na FESURV, Nas atividades administrativas atuou como Coordenador da Unidade Educativa e de Produção de Agricultura II, Coordenador da Unidade Educativa e de Produção de Agroindústria, Coordenador de Alimentação e Nutrição, Coordenador do curso de Técnicas de Plantio Direto e Coordenador da Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde.
Dr. Luiz Antonio possui quinze trabalhos publicados em anais de Congresso e similares, oito artigos publicados em revistas, além de participação em inúmeros Congressos e Cursos ministrados.
Em atividades realizadas em Iporá e região, participou ativamente da implantação do IFGoiano, implantação dos Cursos Técnicos e de Graduação para a Região do Oeste Goiano, de reuniões em todas as associações rurais do município de Iporá para tratar de interesses pertinentes ao desenvolvimento sustentável do meio rural Colabora com as entidades religiosas em um programa de exploração racional e econômico na agricultura familiar e participa ainda de um projeto de Hortas Comunitárias na zona urbana de Iporá.
Dr. Luiz Antonio é casado com a Sra. Alzira Pereira Gonçalves Menezes, e é pai de Thais Gonçalves Menezes, que é estudante de Medicina.

Antônio Floryvaldo Lima, é natural do Jacuí – MG, nascido em 10 de junho de 1944, filho de Geraldo Ferreira de Lima e Olinda Lima de Oliveira, ambos falecidos. Seu pai era motorista e sua mãe era do lar.
Antônio Floryvaldo casou-se com a iporaense Dalcina Cunha Lima em 04 de janeiro de 1.969, tendo com ela um filho.
Exerceu diversos cargos e funções relevantes, sendo eles:
* Auxiliar de serviços gerais e escrevente do Tabelionato 1º de Notas de Goiânia;
* Funcionário da Secretaria do Egrégio Tribunal de justiça do Estado de Goiás, tendo exercido diversas funções, inclusive, de secretário.
* Professor de 2º Grau no Colégio Paulo VI de Goiânia.
E na cidade de Iporá os seguintes cargos:
* Tabelião Substituto e Suboficial do Cartório de Registro Geral de Imóveis e Tabelionato de Iporá,
* Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Iporá no ano de 1.990.
* Assessor Jurídico da Prefeitura de Israelândia,
* Advogado, contratado, do Banco do Brasil, agência de Iporá,
* Professor de 2º Grau no Colégio Elias Araújo Rocha.
* Assessor Jurídico, na Prefeitura Municipal de Diorama,
* Membro da Junta Apuradora da 53ª Zona Eleitoral.
* Presidente da Loja Maçônica Paz e Trabalho, por dois mandatos.
* Membro fundador e Conselheiro por dois mandatos do Conselho de Segurança do Município de Iporá.
* Conselheiro, Diretor e Secretário do Clube Recreativo de Iporá, por três mandatos.
* Membro do Conselho de Justiça Desportiva da Liga de Futebol de Iporá, por três mandatos.
* Membro da Diretoria da Associação Iporaense de Futebol, por vários anos.
* Presidente do Conselho Deliberativo do Iporá Esporte Clube, por dois mandatos.
* Membro da extinta Comissão de Ética da OAB-GO., por diversos mandatos, Subseção, 12ª Região.
* Conciliador com função de juiz leigo do Juizado Especial Cível e Criminal de Iporá, desde sua instalação provisória em dezembro de 1.995 até abril de 1.998, quando foi definitivamente instalado.
* Revisor do projeto da Lei Orgânica do Município de Iporá.
* Revisor do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Iporá.
* Redator do projeto do Regimento Interno do Juizado Especial da antiga 12ª Região, com sede em Iporá.
* Presta serviços de assistência jurídica e judiciária aos necessitados, restringindo atualmente, a quinze atendimentos por mês.
Dr. Antônio Floryvaldo, reside em Iporá há 35 anos, exercendo a profissão de advogado, é viúvo, pai de Ênio Alexandre Lima, farmacêutico, casado com Dione Marçal Lima e tem dois netos Alexandre Augusto e Ana Clara.

Jerônimo Martins de Brito Neto, é natural do município de Itapirapuã-GO, nascido em 25 de maio de 1955, filho de Adolfo Martins Brito e Iracema Dias de Brito,  iniciou seus trabalhos na Escola Israel de Amorim,depois na Escola São João da Escócia e posteriormente na Subsecretaria Regional de Educação de Iporá, onde presta seus serviços até o atual momento.É formado pela Universidade Estadual de Goiás de Iporá pelo curso de História e tem pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás.
Hoje tem Iporá como sua cidade natal, foi bem recepcionado por moradores da mesma quando se mudou ,atua bastante na política iporaense com benfeitorias, tem lideranças políticas e está diretamente envolvido com grandes nomes feitos na cidade de Iporá hoje. É católico e atualmente trabalha no Projeto de Aprendizagem da Subsecretária Regional da cidade de Iporá.

 

 

 

 

 

 

 

Vilton Pereira da Silva é natural do município de Israelândia-GO, nascido em 20 de dezembro de 1962. Filho Adão Pereira da Silva e Gercina Maria de Sousa Silva.
Desde o ano de 1988 exerce a função de leiloeiro rural, sendo o pioneiro da região oeste.
Em 1995 foi empossado como leiloeiro público oficial do Estado de Goiás e desde 2007 exerce a profissão de corretor de imóveis, sendo nomeado Delegado do CRECI em Iporá no ano de 2008.
Desde o final da década de 70 tem participação ativa na política e na sociedade iporaense, lutou pela volta da democracia e o fim do regime militar, participou juntamente com outros jovens da fundação do PMDB Jovem em Iporá.
Desde esta época atua na imprensa local com os jornais: O Iporá, O Itajubá, Tribuna do Cerrado, Folha da Terra e Espaço Livre.
Foi pioneiro na mídia eletrônica da região oeste de Goiás com a instalação do provedor de Internet VIRTNET, sendo precursor e incentivador dos demais sites de notícias da região.
Foi um dos fundadores da FAMI, exercendo o cargo de Relações Públicas da primeira diretoria, foi também fundador do Iporá Esporte Clube, do qual já foi vice-presidente.
É membro da ACOMEG e membro fundador da ACCI (Associação de Combate ao Câncer em Iporá).
No ano de 2004 foi secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Iporá

 

 

 

Nelson Ribeiro Gomes é natural do município de Conselheiro Lafaiete, Estado de Minas Gerais, nascido em 07 de novembro de 1952, filho de Antônio Ribeiro Cardoso e Conceição Gomes.
Contribuiu muito para o desenvolvimento regional no ramos de mineração e Iporá ficou conhecido mundialmente pelo seu renomado complexo geológico.
Em 1978, ainda na NUCLEBRÁS, partiu para a exploração de minério em todo o território nacional trabalhando nos Estados do Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará, sempre desenvolvendo seus trabalhos com muito afinco e zelo profissional.
Após 25 anos de Mineração, decidiu aprofundar seus estudos cursando Ciências Sociais, onde teve contato com a Sociologia e a Filosofia.
“Professor Nelson”, como é conhecido pelos seus alunos, sempre foi alvo de boas conversas entre alunos devido a sua “fantástica” facilidade em transmitir conteúdos e experiências em suas aulas, contribuindo assim, para uma educação com qualidade para o povo de Iporá.NELSON RIBEIRO GOMES trabalha na TECKCOMINCO e para a surpresa de muitos, continua desenvolvendo o projeto MINERAÇÃO EM IPORÁ.

 

 

 

 

 

Luiz Carlos do Carmo é natural do município de Palminópolis-Go, nascido em 02 de abril de 1958. Filho de Nicanor José do Carmo e Sebastiana Pereira do Carmo.
E durante toda sua legislatura tem atendido a população de Iporá, principalmente na área social e da saúde, buscando sempre responder aos anseios da sociedade iporaense com muitas sinceridade e honestidade.
Atualmente o Sr. Luiz Carlos do Carmo  está com 51 anos de idade, é Deputado Estadual pelo PMDB, Empresário proprietário de cinco usinas de extração de calcário no interior de Goiás, uma transportadora e uma distribuidora de autopeças. É evangélico da Igreja Assembléia de Deus – Campo de Campinas há mais de 30 anos, tem sua vida pautada nos ensinamentos de Deus e colabora com muita propriedade e reconhecimento na área de missões, onde voluntários são encaminhados para todas as partes do mundo para levar o evangelho. É casado com Ivana Silva Vieira do Carmo, é pai de Michele Muniz do Carmo, Francielle Muniz do Carmo, Luís Carlos do Carmo Júnior e Mariana Vieira do Carmo.

 

 

 

 

 

ORLANDO CARVALHO DOS ANJOS, o Orlando da Farmácia, é natural do município de Montes Claros de Goiás-GO, nascido em 27 de setembro de 1961. Filho de Custódio Alves de Carvalho e Jovenila Carvalho dos Anjos.
Nos anos de 1978 e 1979 trabalhou na Drogaria Brasil em Iporá como balconista.
Ainda em 1982 voltou para Iporá para trabalhar como sócio proprietário de seu irmão João dos Anjos na Drogaria Americana, neste mesmo ano adquiriu no dia 15 de setembro de 1982 a Farmácia Nacional, na Avenida Pará esquina com a Rua Esmerindo Pereira. Há 27 anos no mesmo endereço.
Em 14 de julho de 1984 casou-se com Nília Meire de Souza Carvalho, natural de Goiânia, com quem tem uma filha Juliana Meire de Souza Carvalho, e um filho, Amador José de Souza Neto.
O senhor Orlando Carvalho dos Anjos, é católico e tem prestado relevantes serviços sociais à comunidade iporaense e de toda região.

 

 

 

 

 

 

JOÃO AUGUSTO DOS ANJOS, é natural do município de Amorinópolis-GO, nascido em 24 de janeiro de 1959. Filho de Custódio Alves de Carvalho, natural de Morro Alto-GO e Juvenília dos Anjos Carvalho, natural de Trindade-GO.
Seus pais eram lavradores e trabalharam em diversas fazendas da região. Quando tinha dois anos de idade seus pais saíram de Amorinópolis para trabalharem em uma fazenda no município de Diorama chamada “Esbarrancado”, em seguida se mudaram para Montes Claros de Goiás para trabalharem na fazenda “Cachoeirinha”, só depois conseguiram comprar sua própria fazenda no município de Montes Claros de Goiás chamada “Sertãzinho”.
Em 1971 veio para Iporá, onde concluiu os estudos estudando no Colégio Dom Bosco, Escola Israel de Amorim e Colégio Elias de Araújo Rocha, onde fez curso técnico em Contabilidade.
João Augusto dos Anjos é casado com Maria Antônia Fonseca dos Anjos e é pai de quatro filhos: Álvaro, Augusto, Áureo e Amanda. É católico e presta serviços sociais à comunidade iporaense, com fornecimento gratuito de medicamentos e alimentos para entidades filantrópicas da cidade, como Lar São Vicente de Paulo, Lar dos Deficientes e Lar Bom Samaritano.
João Augusto dos Anjos, é filiado ao PSDB, já foi candidato a vereador no município e tem grande apreço pela cidade de Iporá.

 

 

 

 

 

FLÁVIO ALVES DE SOUSA nasceu em 25 de agosto de 1964 na cidade de Poções-BA, filho de Leordino Alves de Sousa e Guilhermina Vieira da Silva, casado com Simone Ribeiro Peres e seu filho Flávio Augusto Santos Sousa.
Fez especialização em Análise Ambiental em 1991 pela Universidade Federal do Paraná.
Mudou-se para Iporá em 1993, onde lecionou na FECLIP (Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá), que em 1998 tornou-se UEG (Universidade Estadual de Goiás), onde leciona até os dias de hoje no curso de Geografia.
Sempre preocupado com as questões ambientais tornou-se mestre em Estudos do Cerrado pela Universidade Federal de Goiás e atualmente é doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia.
Em 2002 foi diretor de Meio Ambiente, trabalhou principalmente com a recuperação do aterro sanitário de Iporá.
Sua dedicação ao desenvolvimento educacional do povo de Iporá é fruto de muito trabalho em sua área de atuação profissional, contribuindo de forma dinâmica à formação acadêmica da comunidade iporaense.

 

 

 

 

Dilson Correia da Costa é natural do município de Nazário-GO, nascido em 09 de setembro de 1944. Filho de Antônio Correia da Costa e Regina Rodrigues Siqueira, de uma família formada por 06 filhos.
Em julho de 1971 veio para Iporá trabalhar como mecânico com o Sr. Jerônimo ao lado do Bar Marabá na Avenida Dr. Neto. Casou-se com a senhora Iraildes Cândido da Costa e com ela teve Seis filhos: Valéria Cândido da Costa, Valquíria Cândido da Costa, Eduardo Cândido da Costa (já falecido por acidente de moto em 22 de março de 1989), Vanessa Cândido da Costa, Augusta Regina Cândido da Costa, José Antônio Cândido da Costa.
Sr. Dilson é um mecânico reconhecido em nossa cidade, extremamente responsável, profissional e competente, fez sua clientela rapidamente e em 1975 mudou-se para a Avenida Dr. Neto, esquina com a Rua Palmeiras, onde tem até nos dias de hoje sua residência e oficina. Com o seu trabalho formou 4 dos seus filhos em faculdades particulares.
É católico praticante, homem de muitas amizades, esposo, pai e avô dedicado.
Atualmente está com 65 anos de idade, é mecânico e proprietário da Oficina Mecânica do Dilson.

 

 

 

 

 

Saleh Ahmad Abdul Halin Hussein nasceu na Jordânia, em 24 de janeiro de 1941, mas é naturalizado brasileiro, filho de Ahmad Abdul Halin Hussein e Mussade Salem Osman.
O Sr. Saleh Ahmad chegou na cidade de Iporá em 10 de maio de 1963,  fundando a Casa Jordânia, posteriormente investiu muito na cidade de Iporá, construindo vários prédios comercias e residenciais para suas instalações e também para locação, contribuindo eficazmente   para o desenvolvimento do comércio iporaense.
Na cidade de Iporá o senhor Saleh criou toda a sua família, seus filhos estudaram aqui e hoje trabalham aqui em Iporá e na cidade de Goiânia,
O Sr. Saleh é casado com a senhora Fatima Awad, é pai de 04 filhos: Fatna Saleh Ahmad Awad Shahin, Cadri Saleh Ahmad Awad, Suzana Saleh Ahmad Awad e Rosana Saleh Ahmad Awad, tem também 04 netos: Muna Ahmad Omar Shahin, Hany Ahmad Omar Shahin, Mohamad Ahmad Mohamad Hussein e Ala Ahmad Mohamad Hussein.
Reside em Iporá há 46 anos, aqui constituiu a sua família e seu patrimônio trabalhando honestamente.
Aqui exerce seus direitos políticos juntamente com toda a sua família,  participando ativamente da  vida da cidade.
O Sr. Saleh bem como toda sua família, têm Iporá como sua cidade de coração e por opção vivem aqui e aqui pretendem sempre viver.

 

 

 

 

Dayse Lucy Silva Vilela é natural do município de Prata-MG, nascida em 21 de janeiro de 1960. Filha de Deive Vilela e Jeronima Luzia Silva Vilela.
Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás, especializando-se em Direito Imobiliário e Gerência Empresarial.
Posteriormente graduou-se em Gestão Pública pela UEG de Iporá.
Trabalhou como professora dos Colégios Exato e Colégio Estadual Ariston Gomes e também como Assessora Jurídica da Prefeitura Municipal de Iporá no período de 1983 a 1990.
No período de 1983 a 2007 atuou como empresária no ramo de cosméticos com franquia da empresa O Boticário.
Também foi Diretora da Associação de Legionárias de Iporá e do Clube dos Dirigentes Lojistas de Iporá (CDL), foi membro do Clube de Leões do Brasil e da Associação Comercial e Industrial de Iporá.
Fundadora e ex-presidenta da ACCI (Associação de Combate ao Câncer em Iporá) no período de junho de 2004 a junho de 2009, atualmente está no cargo de vice-presidente.
Atualmente é advogada e membro da Diretoria da subseção de Iporá da Ordem dos Advogados do Brasil onde é Secretária Geral. É sócia fundadora da Associação Iporaense de Comunicação
A senhora Dayse Vilela está com 49 anos de idade, é casada com Vilton Pereira, é mãe de Augusto Vilela Pereira, Vilton Henrique Vilela Pereira e Túlio Vilela Pereira.

 

 

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.