Acompanhe também as nossas redes sociais

Política

Eleição é realizada de forma tranquila em Iporá

Publicado

em

Mais de 3 milhões de goianos foram às urnas neste domingo, o que representa cerca de 80% dos eleitores do Estado. Em Iporá, dos 24.213 eleitores aptos a votar, 24.193 compareceram aos 77 pontos de votação espalhados pela cidade . A abstenção foi de apenas 5,28 %.
Acompanhando a votação na unidade educacional de maior eleitorado (3.877), o Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva,  durante este Domingo (3), observou-se  grande movimento durante todo o dia, principalmente nos minutos finais de votação, ocasião em que as filas foram maiores em algumas sessões.
Eleitores de todas as idades, inclusive quem não estava obrigado a votar, como o Sr. Arlindo Joaquim Bueno de 74 anos, exerceram sua cidadania. O idoso revelou a satisfação que sente ao exercer seu voto, ”votar é uma necessidade do cidadão e é muito importante. Através do voto escolhemos nossos representantes para governar e tomar decisões por nós. Apesar da corrupção, temos que arriscar. Rogo a Deus para que ajudem os candidatos eleitos a serem corretos”, diz ele. Para Silvaci Gonçalves, estudante de 36 anos, muitos candidatos lançam-se sem a mínima condição de se elegerem. Contudo, ainda existem aqueles capacitados e com potencial para fazerem a diferença, e é justamente nesses que devemos depositar nosso voto e confiança.
Diversas pesquisas, inclusive a enquete proposta por este meio a respeito da decisão do voto, revelaram que a maioria dos eleitores até a véspera deste 1º turno, não tinham decidido seu voto, assim como a jovem Camila Lima de Oliveira de 21 anos. Por mostrar-se desacreditada com a política, a estudante revelou ter pego sua cola do chão, minutos antes de dirigir-se à sua sessão, e comentou estar votando por mera obrigação.

Apuração das urnas

Logo após a finalização dos votos que deu-se às 17h00, deu-se início à apuração dos votos, com a emissão de boletins parciais fixados nas entradas das sessões. Felizmente nenhuma urna apresentou defeito. Em seguida, todo o material de eleição foi levado ao TRE junto ao Fórum. Até as 19h00,  urnas da 53ª Zona eleitoral que compreende as cidades de Amorinópolis, Diorama e Iporá chegaram ao cartório eleitoral.
A contagem de votos foi acompanhada por delegados, técnicos, funcionários do TRE e ainda pelo Juiz Eleitoral, Dr. Lucas Lagares, sem incidentes maiores, exceto pequeno problema verificado em 3 urnas, solucionado de pronto. A apuração finalizou-se às 20:00.
Para o Juiz Eleitoral, os iporaense compareceram em grande número para votaren, o fazendo de forma tranqüila e sem incidentes. A única dificuldade, foi em razão do grande número de cargos, mas isto já era esperado. O resultado saiu em tempo recordem e as urnas funcionaram bem.

 

 

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.