Cidades
Acontece hoje a campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil
Desde a década de 80 o Brasil realiza a vacinação em duas etapas da Poliomilite, tal fato mantém a doença erradicada do país, no entanto todos os anos a peregrinação dos pais aos postos de saúde é a mesma e isso devido alguns países continuarem tendo registros da doença e inclusive do fluxo de pessoas ao redor do mundo ser muito intenso o que facilita a disseminação, portanto toda cautela é pouco.
Em Iporá a Secretaria Municipal de Saúde Lucélia Abreu alertou sobre o início da primeira dose no dia 12 e a segunda no dia 14 de agosto, o intervalo de dois meses é exigido por ser o tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos necessários ao combate do póliovirus.
As pessoas que já tiveram paralisia por um dos poliovirus da doença não estão imunizados contra os outros, eles competem para se implantarem no organismo por isso da importância do reforço todos os anos.
A Paralisia Infantil também pode ocorrer em faixas etárias maiores que os 5 anos por não ter vacina para todos,contudo a vacina da poliomelite oferece alem da imunidade individual a coletiva para todos, o que ajuda a propagar o vírus vacinal no combate ao silvestre caso este surta.
Uma informação essencial é que a campanha conta a H1N1 começou quase que simultaneamente a vacinar as crianças menores que 2 anos,mas as duas vacinas tanto a poliomilite quanto a H1N1 podem ser feita juntas ou sem aguardar muito tempo,e isso porque a H1N1 é com vírus inativado e não oferece nenhum risco,mas sempre as duas doses de H1N1 e da Poliomilite para ser tomadas só que esta ultima com intervalo de dois meses.
Portanto dia 12 é dia de vacinação e assim como o slogan do ano passado, ”Não da pra vacilar, tem que vacinar” leve sua criança e participe dessa corrente, a fim de manter a proteção contra a paralisia infantil em todo país.
{jcomments on}