Acompanhe também as nossas redes sociais

Saúde

Diretor do Hospital Municipal é eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde, em Iporá

Publicado

em

Conselheiros deverão ocupar funções na mesa diretora da entidade até o final de 2014

Na tarde desta segunda-feira (7), aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a eleição da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Com a participação de  conselheiros de entidades representativas de Iporá, o escolhido para ocupar a presidência do conselho foi Celismar Domingues, Diretor Geral do do Hospital Municipal de Iporá.

O conselho que é formado por representantes de diversas entidades públicas e privadas com o fim de fiscalizar o desenvolvimento das políticas públicas de saúde, teve sua eleição para composição da nova mesa diretora realizada com apenas uma chapa única.  A chapa eleita que substituirá o ex-presidente, Sinomar Santos Nogueira, é composta por Celismar Domingues (presidente), Adélia Maria da Costa (vice-presidente), Cida Barros (1° secretária) e Camila Cristina Santos de Souza (2° secretária).

O Conselho que tem como função fiscalizar a aplicação dos recursos que são repassados para a Secretaria Municipal de Saúde, consolidar as atividades comunitárias no sentido de aprofundar a participação da sociedade na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas e apresentar diretrizes para o melhor funcionamento do serviço, levando em consideração sempre, que o usuário deve ter acesso a todos os serviços públicos de saúde com excelência, já sofreu em 2014, com o afastamento definitivo de dois presidentes, Valdeci Lima que se afastou definitivamente em março, e agora, Sinomar Santos Nogueira. Ambos, se afastaram da presidência da entidade para se dedicarem a tratamentos médicos.

Grupo ligado a Prefeitura vence disputa pelo Conselho

Em constantes crises com a gestão de Danilo Gleic (PSDB) e da Secretária de Saúde de Iporá Daniela Sallum, devido reclamações de longas esperas por balancetes, documentações e cobranças relacionadas ao crescimento no número de casos da dengue, abertura do Nefrocenter e atendimentos no Hospital Municipal, O Conselho de Saúde até antes da eleição desta segunda-feira, não possuía em sua mesa diretora nenhuma pessoa ligada diretamente ao grupo político da atual gestão, o que será alterado, já que a nova diretoria terá dois membros que ocupam cargos de confiança na administração de Danilo Gleic, dentre eles e o Diretor Geral do Hospital Municipal de Iporá.

Durante a formação da chapa, foi questionado o fato do Diretor Geral do Hospital Municipal de Iporá ocupar a presidência do conselho que é responsável por fiscalizar também, irregularidades que possam vir a acontecer na unidade médica, porém, Celismar Domingues afirmou que nada mudará em relação a fiscalização e o acompanhamento das políticas públicas no município.

ACCI destitui Dayse Vilela da função de conselheira do CMS

Dentre os informes realizados durante a reunião, foi lido um oficio, em que o Presidente da Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCI), Abel Queiroz, destituía a ex-presidente da ACCI, a Advogada Dayse Vilela, da função de conselheira do Conselho Municipal de Saúde.

Tal fato foi tido como surpresa por membros do conselho, que questionaram os motivos que levaram ao presidente da entidade a tomar tal iniciativa, já que, Dayse Vilela, foi presidente da entidade por diversos anos e sempre atuou na luta pelas políticas públicas de saúde no município de Iporá. Adélia Maria da Costa, atual vice-presidente do conselho, foi a indicada pela ACCI para ocupar a vaga destinada a ACCI no CMS.

 

Continue lendo

Em Goiás

Sugira uma pauta

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.