Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Cultura

Dia Nacional da Poesia: Especial Cora Coralina

Publicado

em

No dia 14 de março comemora-se o Dia Nacional da Poesia. Data escolhida em homenagem ao poeta brasileiro Antonio Frederico de Castro Alves, poeta do romantismo que ficou conhecido como  “Poeta dos Escravos” por ter lutado bravamente pela abolição da escravidão.

Porém hoje, a homenagem será feita para a maior poetisa Goiana da História, Cora Coralina , pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas,  nascida na Cidade de Goiás em  20 de agosto de 1889 .

Conheça um pouco da história de uma das mulheres mais importantes de Goiás:
Em 1903 Cora Coralina,  já escrevia poemas sobre seu cotidiano, tendo criado, juntamente com duas amigas, em 1908, o jornal de poemas femininos “A Rosa”. Em 1910, seu primeiro conto, “Tragédia na Roça”, é publicado no “Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás”, já com o pseudônimo de Cora Coralina.

Em 1911 conhece o advogado divorciado Cantídio Tolentino Brêtas, com quem foge. Vai para Jaboticabal (SP), onde nascem seus seis filhos: Paraguaçu, Enéias, Cantídio, Jacintha, Ísis e Vicência. Seu marido a proíbe de integrar-se à Semana de Arte Moderna, a convite de Monteiro Lobato, em 1922. Em 1928 muda-se para São Paulo (SP). Em 1934, torna-se vendedora de livros da editora José Olimpio que, em 1965, lança seu primeiro livro, “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais”.

Em 1976, é lançado “Meu Livro de Cordel”, pela editora Cultura Goiana. Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, como era de seu feitio, após ler alguns escritos da autora, manda-lhe uma carta elogiando seu trabalho, a qual, ao ser divulgada, desperta o interesse do público leitor e a faz ficar conhecida em todo o Brasil.
Cora Coralina morreu em 10 de abril de 1985 na cidade de Goiânia.

Assista abaixo um especial sobre a vida e as obras de Cora Coralina:

Primeira parte:

Segunda Parte:

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.