Acompanhe também as nossas redes sociais

Política

Descaso com limpeza pública

Publicado

em

Infelizmente, quando percorremos ruas e praças de Iporá, constatamos, com muita tristeza e indignação, a sujeira pelo caminho, com amontoado de galhos secos de árvores e muito lixo. São essas as condições das avenidas e ruas de Iporá. Não bastasse o asfalto precário, a convivência com resíduos, calçadas sendo ocupadas por comerciantes e construtores, e o pedestre obrigado a se valer da rua para poder caminhar, fazem de  Iporá e a condição de sobrevivência de seus cidadãos, verdadeira aventura, assim como ofuscada a beleza de nossa cidade.

Nossas ruas estão cheias de lixo de toda natureza, notadamente, plásticos, papéis, pedaços de isopor, galhos de árvores, cascas de frutas, montes pedras, areia e tijolos, fezes de animais, e até mesmo absorvente higiênico, são encontrados nos locais públicos. O lixo acumula-se por toda parte, canteiros, asfalto, calçadas,  bocas de lobo, containers, etc, etc, etc. Nada escapa. Até mesmo nas rodovias, nota-se a presença de lixo, este fruto do total desrespeito do cidadão para com o cidadão. O fato, é que poucos são as pessoas que se preocupam com a higiene e com a saúde do próximo e de toda a coletividade em si. Portanto, vamos cobrar dos governantes a obrigação deles inerentes. Contudo, vamos respeitar ao direito do vizinho, do cidadão, do amigo, do irmão de poder conviver em paz com a limpeza e a higiene.

A Secretaria de Ação Urbana da Prefeitura, é o órgão responsável pelo serviço de limpeza, e o cidadão, o responsável em não sujar. É certo, que neste mês o Poder Executivo está realizando a poda das arvores. Contudo os galhos e a madeira advinda dos cortes, estão permanecendo por dias e dias nas ruas e calçadas, segundo o secretário Ivair Queiroz. A única pá mecânica que faz a retirada dos galhos e da lenha, está sendo consertada. Segundo o mesmo, a partir de amanhã (12), voltará para recolher o que ficou nas ruas. A a lenha será trocada por tijolos com nas cerâmicas.
Quanto à grande quantidade de lixo, Ivair afirma que todo o efetivo de garis, inclusive o caminhão da prefeitura, estará recolhendo o lixo religiosamente. Os lotes baldios costumam também ser utilizados pelas pessoas como depósitos  de lixo, o que é lamentável. ”Todos os lotes foram limpos para evitar a proliferação do mosquito da dengue. No entanto, a população não está colaborando. O fato, é que se não houver mudanças de atitude do cidadão, o surto da dengue pode voltar a matar pessoas em Iporá”, disse Ivair Queiroz.
Na oportunidade, o secretário fez um apelo às pessoas, pedindo a colaboração destas em relação ao despejo de entulhos nas vias públicas, e o acondicionamento dos lixos para o recolhimento pela prefeitura. ”Necessitamos extremamente de termos a sociedade como parceiros na fiscalização, denunciando despejos irregulares de lixo e entulhos nestes locais”.

 

 

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.