Política
Danilo Gleic fala sobre as metas e projetos que serão desenvolvidos em Iporá
O Diário do Interior entrevistou na última semana o prefeito eleito de Iporá , Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB), Danilo falou sobre a eleição municipal, projetos, mudanças e ações que serão desenvolvidas no município de Iporá apartir de 2013.
Danilo que era coordenador da campanha de Naçoitan Leite, o substituiu quatro dias antes do dia da votação e foi eleito com 69% dos votos, falou também sobre a participação de Naçoitan em seu mandato e como será realizada a escolha dos secretários que farão parte da administração do PSDB em Iporá.
Como na maioria das cidades da região, os maiores desafios do futuro governante estão na infraestrutura e na geração de empregos. Danilo, diz que pretende realizar uma transformação administrativa na cidade de Iporá. “Sabemos das dificuldades do município, mas estamos preparados para enfrentar os problemas de frente e fazer o melhor para a cidade e para a população Iporaense” disse o prefeito eleito.
Secretarias
Faltando seis dias para assumir a prefeitura, Danilo Gleic só deverá anunciar o nome dos secretários e de sua equipe no dia 2 de janeiro, data que apresentará também um relatório com dados e informações de recursos captados e que serão investidos em Iporá a partir de 2013. Eleito com o apoio de 8 partidos que fizeram parte da coligação Tempo de Trabalho e Progresso , Danilo informou que a escolha dos secretários estão sendo feitas de forma consciente e técnica, buscando os melhores nomes para cada secretaria.
Segundo o prefeito, as secretarias e cargos que forem necessários a escolha de um perfil técnico, será escolhido nomes com perfil técnico, já onde houver atribuições políticas necessariamente a escolha será dosada entre um perfil político e técnico.
Eleições Municipais
Criticando os ataques sofridos pelos adversários durante a campanha eleitoral, Danilo afirmou ter sofrido ameaças durante e após o período de campanha e isso teria o motivado a contratar seguranças que o acompanharam por alguns dias. Danilo ainda criticou o posicionamento de parte da imprensa que de forma tendenciosa, tentaram denegrir a sua imagem e de Naçoitan Leite. Porém o prefeito eleito afirmou acreditar que prevaleceu a vontade popular, que de forma democrática fez sua escolha livremente através do voto.
Participação de Naçoitan Leite na administração
Impossibilitado de ocupar uma secretaria na administração de Danilo Gleic, Naçoitan Leite deverá ter uma participação ativa na administração do PSDB em Iporá, é o que informou o prefeito eleito. “Naçoitan nunca precisou de um cargo político para desenvolver projetos e trazer benefícios para Iporá, portanto ele continuará trabalhando e contribuindo para o crescimento do município de Iporá, durante o mandado do Projeto 45” afirmou Danilo Gleic.
Alteração da Ficha Limpa
Danilo Gleic, afirmou que a alteração da lei da Ficha Limpa proposta pelo vereador Weslley Barros (PR) no início de dezembro, não foi em qualquer momento pedida ou provocada por ele ou pelo Naçoitan Leite. “Nós não manifestamos qualquer situação que levasse a alterasse a ficha limpa” afirmou o prefeito eleito.
Funcionalismo público
Sem antecipar nomes, cargos ou permanência de funcionários que fizeram parte da administração do José Antônio (PMDB), Danilo Gleic afirmou que a sua administração será focada em resultados, portanto os funcionários deverão mostrar resultados e compromisso com a administração pública, porém sem haver uma espécie de “caça as bruxas”.
Danilo disse ainda que a sua primeira missão a frente da prefeitura, será a de resgatar a capacidade e a auta estima do servidor público do município, que segundo o prefeito eleito é o maior patrimônio que a prefeitura possui.
Geração de empregos
Questionado sobre os ideais de mudanças, industrialização e geração de empregos propostos durante a campanha eleitoral, Danilo Gleic afirmou que já existe um grande planejamento em relação a industrialização e a geração de empregos para a cidade de Iporá.
Segundo o prefeito eleito, acompanhado de Naçoitan Leite, ele já esteve seis vezes durante os últimos 60 dias na Secretaria de Industria e Comércio de Goiás onde tentam a reativação do Frigorífico, o que poderá segundo ele gerar mais de 150 empregos em Iporá, além de outros investimentos como a iniciativa do empresário Sevan Naves, que planeja utilizar das águas do Caiapó próximas a PCH Mosquitão para a engorda e abate de peixes. Danilo informou ainda que estão conversando com proprietários de uma fábrica de tintas que já estão realizando levantamentos na cidade e que planejam instalar uma filial em Iporá.
Danilo disse ainda, que está em busca de parceiros que procuram investir em Iporá e quando assumir a administração trabalhará em parcerias com o comércio local, afim de valorizar as empresas do município, além que irá oferecer um auxilio para fortalecer as empresas Iporaenses a continuar crescendo e gerando cada vez mais empregos.
Saúde
Segundo Danilo Gleic, a agilização no atendimento será um dos focos de melhorias que deverão ser implantadas no município, agilização que deverá vir com o apoio dos PSF ( Posto de Saúde da Família) uma vez que a demanda do município é crescente. O futuro prefeito afirmou que os PSF terão um papel preventivo, o que poderá desafogar e humanizar os atendimentos no Hospital Municipal de Iporá e nos próprios PSF.
Turismo
Citando o evento realizado no último dia 8 de dezembro no Lago Por do Sol durante as comemorações do aniversário de Naçoitan Leite Leite, Danilo Gleic afirmou que a prefeitura realizará juntamente com a imprensa local, uma valorização dos pontos turísticos de Iporá, locais como o Morro do Macaco, Lago Por do Sol e a Cachoeirinha deverão ser pontos que sofrerão drásticas mudanças, para conseguir trazer turistas para a cidade de Iporá, principalmente em datas festivas e feriados, o que poderá fortalecer ainda mais a rede hoteleira e alimentícia de Iporá.
Educação, Cultura e Esporte
Atualmente a secretária de educação, é responsável pela área de cultura e esporte de Iporá, o que segundo Danilo Gleic poderá ter um fim, já que segundo ele, já se estudam meios de valorização para a educação, cultura e esporte do município. O que poderá levar a provável desmembração da secretaria de cultura. Além de uma maior valorização do esporte, onde será investido nos atletas do município, e não unicamente no futebol que apartir de 2013 contará com duas equipes Iporaenses disputando a segunda divisão do campeonato Goiano.
Relacionamento com a imprensa
Ao contrário da forma de atuação do PMDB, que durante os últimos quatro anos, se aproximou unicamente de meios de comunicação ligados ao partido, Danilo Gleic afirmou que trabalhará pela valorização da imprensa Iporaense e que deverá ser um dos principais parceiros da administração na divulgação do que Iporá tem de melhor, além que continuará a defender o direito dos profissionais na imprensa, pois segundo ele, a imprensa realiza a função de fiscalizadores dos trabalhos do executivo e legislativo e deve continuar a manter a população bem informada sobre os atos públicos.
“Sei da responsabilidade que temos pela frente com a cidade de Iporá e sei que o povo depositou no projeto 45 um voto de esperança e vamos fazer de tudo para não decepcioná-los. Sei das dificuldades que enfrentaremos, mas confio na equipe que estamos formando para liderar a mudança eleita pela população”, conclui Danilo Gleic.