Acompanhe também as nossas redes sociais

Saúde

Curso prepara profissionais de saúde no atendimento a pacientes com dengue

Publicado

em

A Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), e a Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizaram ontem (19), um curso de Capacitação em Manejo Clínico e Classificação de Risco para combate à  Dengue a médicos e enfermeiros das 15 cidades que integram a região Oeste 1.
O evento teve como objetivo, reduzir o tempo de espera do paciente para o atendimento médico, visando a aceleração do diagnóstico, tratamento e internação quando for o caso, e contribuindo para a organização do fluxo de pacientes nas unidades de saúdes e a priorização do atendimento dos casos de acordo com a gravidade.
Iporá foi a 3ª regional a ser capacitada, e o encontro reuniu cerca de 100 representantes das seguintes localidades: Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Bom Jardim de Goiás, Diorama, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Montes Claros de Goiás, Moiporá, Palestina de Goiás, e Piranhas, Baliza não compareceu. De acordo com a Supervisora de Apoio e Gestão, Célia Barros, os profissionais que fizeram o curso multiplicarão o que aprenderam com o restante dos profissionais de saúde em cada município. As palestras foram ministradas por uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado.
Para a Gerente de Apoio Estratégico da Secretaria, Mara Ribeiro, o curso foi pensado já prevendo o aumento dos casos para o período chuvoso e a qualificação dos profissionais para evitar os óbitos, ”nós aglutinamos algumas regionais para conseguir concluir este programa até a primeira semana de dezembro, onde as chuvas se intensificam e estamos indo na sede de cada regional para facilitar ao profissional o acesso à capacitação, alem disso o curso foi adequado a realidade de Goiás com a diminuição da carga horária”, reitera Mara Ribeiro.
O Estado passa atualmente pela maior epidemia de dengue dos últimos anos. Até a semana epidemiológica 38, referente ao período de Janeiro até 15 de Setembro desde ano, foram notificados 98.134 casos da doença, com 60 óbitos, sendo 35 por dengue com complicações e 25 por febre hemorrágica. Sendo assim, as 15 regionais de todo o estado serão capacitadas para atender e identificar precocemente o quadro clínico dos pacientes antes que estes cheguem em estado grave à Goiânia.
Confira o cronograma das demais capacitações:
1ª Turma: REGIONAL OESTE II – Dia 09/09/10 – São Luiz dos Montes Belos

2ª Turma: REGIONAL PIRINEUS – Dia 01/10/10 – Anápolis

3ª Turma: REGIONAL OSTE I – 19/10/10 – Iporá

4ª Turma: REGIONAL RIO VERMELHO – 22/10/10 – Goiás

5ª Turma: REGIONAL SUDOESTE I e II – 26/10/10 – Rio Verde

6ª Turma: REGIONAL ENTORNO SUL – 05/11/10 – Luziânia

7ª Turma: REGIONAL ENTORNO NORTE e NORDESTE – 12/11/10 – Formosa

8ª Turma: REGIONAL SÃO PATRÍCIO – 19/11/10 – Ceres

9ª Turma: REGIONAL ESTRADA DE FERRO E SUL – 25/11/10 – Itumbiara

10ª turma: REGIONAL SERRA DA MESA e NORTE – 30/11/10 – Uruaçu

11ª Turma: REGIONAL CENTRAL – 03/12/10 – Goiânia

12ª Turma: REGIONAL CENTRO SUL – 10/12/10 – Goiânia

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.