Educação
Curso de gestão em Iporá reúne 7 cidades
Inicia-se esse mês, indo até Agosto, o curso de Progestão com realização no Núcleo de Tecnologia Educacional Iporá (NTE). Esta quinta-feira (26), marcou o primeiro dia do curso que é piloto no estado de Goiás. Serão capacitados 25 gestores das unidades escolares estaduais selecionadas em Iporá, cidades circunvizinhas, e até de Goiânia.
O curso Progestão on line, é uma iniciativa do Consed e do Instituto Razão Social, e tem por objetivo, formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática da escola pública, focada no sucesso dos alunos, assim como o curso original. Seu diferencial é a ampliação do acesso ao curso por meio de uma ferramenta “online”.
O formato do Progestão on line, consiste de dez módulos, com carga horária de 300 horas Através dele, 7 cidades contando com Iporá, Amorinópolis, Israelândia, Diorama, Aurilândia, Bom Jardim de Goiás e Goiânia serão beneficiadas.
A tutora responsável por acompanhar o desenvolvimento e as ações do grupo, Maria Assis, destaca a importância de se refletir a prática pedagógica, ”é essencial que o gestor busque a formação continuada para ampliar o seu campo de trabalho e dominar o conhecimento cada vez mais diversificado, e capaz de interferir na vida das pessoas”, afirma.
Ainda, segundo o coordenador estadual do Progestão professor Gilvan Caetano Ribeiro, o programa preenche uma lacuna existente no ensino que é a ausência de políticas de formação continuada e em serviço, ”o projeto auxilia lideranças escolares a superar dificuldades da gestão cotidiana das escolas, sem retirá-los das suas atividades”, completa.
O QUE É O PROGESTÃO
Programa de capacitação continuada, em serviço, organizado na modalidade à distância para atender a gestores das escolas públicas do país.
Partindo de problemas enfrentados pelos gestores em sua prática cotidiana, o programa enfoca o desenvolvimento de competências profissionais, e sabedoria para lidar com processos participativos, relações com a comunidade, coordenação pedagógica da escola, gestão financeira, gestão de recursos humanos, evasão e repetência, violência, indisciplina, articulação do corpo técnico e administrativo, funcionamento dos conselhos escolares e avaliação institucional.
Propõe envolver não somente o diretor de escola, mas toda a equipe gestora (diretor, vice, coordenador, professores líderes), estendendo-se também aos técnicos e dirigentes das secretarias de educação.
{jcomments on}