Política
CRAS abre o programa PROJOVEM
Apesar de estar em fase de implantação, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Iporá já começou a atuar por meio de diversos serviços na área de Assistência Social. Os primeiros serão, o programa do PROJOVEM e o curso de Manicure.
O Projovem contará com duas turmas de 15 alunos cada, com 12 horas semanais. As atividades serão feitas no CRAS e no SENAC.O prgrama é a porta de entrada para o primeiro emprego e ja conta com 30 inscritos, mas a expectativa do orgão é ajudar ainda mais e iniciar suas aulas no mês de agosto.
“O ProJovem oferece a oportunidade para os jovens desenvolverem suas habilidades e fortalecerem o convívio social”, disse a coordenadora do CRAS, Juselina de Araujo Duarte.
O curso de manicure ofercerá 20 vagas com duraçao de 60 dias. Este é destinado preferencialmente às famílias carentes, como uma fonte de renda a mais. As assistentes sociais realizam freqüentemente visitas aos beneficiários dos programas sociais, prestando orientações e encaminhamentos. ”Temos colhido muitos frutos dessas visitas. É a partir delas que o cidadão beneficia-se e entende o papel do CRAS na vida dele”, disse Juselina Duarte.
Localizado na Avenida Goiás, o Centro oferece diversos outros programas a citar: O PAIF (Programas de Atenção Integral a Família) que presta cursos de geração de renda as famílias de baixa renda, PBF (Programa Bolsa Família), BPC (Beneficio de Prestação Continuada) destinado aos idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência e incapacitadas para o trabalho, inclusão no PETI, orientação social, encaminhamentos a outros programas e serviços sócioassistenciais, serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos para idosos e outros. O CRAS faz parte da Secretaria de Assistência Social e é cofinanciado pelo governo federal com contrapartida da prefeitura municipal de Iporá.
{jcomments on}