Saúde
Corpo de Bombeiros dão dicas para evitar acidentes no período das férias escolares
A unidade do Corpo de Bombeiro ainda não instalou sua parte operacional aqui em Iporá, contudo sua função administrativa já atua alguns meses no município, com vistas a viabilizar o mais rápido possível sua emancipação na região. Sobre o Comando do Tenente Rafael Gomes, a unidade estará recebendo até o dia 20 de Dezembro os homens que comporão o Batalhão de Iporá os quais começaram suas atividades ainda no período das férias. Nesse contexto o Cabo Fernando Augusto Xavier, filho de Iporá e um dos que integrarão o pelotão do município, prestou algumas dicas para essa estação em que as crianças na maioria das vezes permanecem ociosas em casa exigindo assim dos pais atenção redobrada para evitar acidentes domésticos,tais como queimaduras e até afogamentos.
A orientação é para nunca deixar crianças pequenas, sem vigilância, próximas à pias, banheiras, piscinas e recipientes com água. É melhor guardar baldes e vasilhames virados para baixo. Segundo Fernando Xavier, com esse período de chuvas são muitas as famílias que buscam a tranqüilidade a beira de rios ou lagos e acabam ingerindo bebidas alcoólicas e tomando atitudes que geralmente não fazem, sem preparo adequado e levando consigo as crianças, “água e bebida não combinam “, aponta o cabo.
Outra dica de segurança é não deixar as crianças perto de fogão, caixas de remédios ou brincar com objetos pequenos que podem ser ingeridos. Geralmente as ocorrências são de crianças que engoliram algum material de limpeza, como água sanitária ou até mesmo objetos como moedas ou bolas de gude [bolitas], o acesso deve ser limitado a estes produtos. Facas, garfos, tesouras e outros objetos cortantes também não devem estar ao alcance das crianças.
Brincadeiras em ruas e avenidas oferecem igualmente grandes possibilidades de acidentes, “as crianças não possuem a noção de perigo tão aguçada como os adultos, portanto todo cuidado é pouco”, completa Fernando.
{jcomments on}
Continue lendo