Acompanhe também as nossas redes sociais

Segurança

Conselho de Saúde define pré-conferências

Publicado

em

O Conselho de Saúde de Iporá se reuniu na tarde de ontem (23), na Secretaria de Saúde, para planejar as pré-conferências realizadas nos bairros de Iporá e aprovar os balanços dos anos de 2009 e 2010. Estiveram reunidos alem de integrantes do Conselho, profissionais de saúde, visitantes e o Vereador Valdeci Lima.
O encontro iniciou com uma homenagem ao ex-vereador Domingos Alves Arantes, que faleceu em decorrência de problemas renais e a espera do funcionamento da Clinica de Hemodiálise. Logo após o Presidente do Conselho, o pastor Jorcelino Furtunato cedeu a palavra ao vereador Valdeci, que informou a todos da importância do Projeto Tanque Cheio para a geração de empregos em diversas áreas, a citar a da saúde.
Visando a participação de toda a população foi votado e decido que durante 8 dias, de 6 a 15 de Dezembro, as pré-conferências serão realizadas a fim de  levantar as demandas de cada bairro em relação à Saúde.O calendário especifico com a data de encontro em cada um dos 8 Postos de Saúde da Família no município ainda será formulado.
Nas pré-conferências, a comunidade sugere políticas públicas de saúde que quer ver implantadas e elege delegados que irão representá-la na 14ª Conferência Municipal de Saúde.Os encontros garantem a dignidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por seus princípios de Universalidade, Integralidade e Equidade democratizando e humanizando assim o sistema.
“Na verdade se a população se envolvesse mais em tais questões todos entenderiam como funciona o Sistema Único de Saúde e qual é o verdadeiro papel do Controle Social, que nada mais é do que a capacidade que a sociedade organizada tem de intervir nas políticas públicas, interagindo com o Estado na definição de prioridades e na elaboração de planos de ação do município, estado e governo federal”, ressaltou a Secretaria de Saúde Lucélia Borges de Abreu Ferreira.
A reunião comentou ainda os dois próximos eventos que se realizaram no próximo dia 27, sendo a aplicação da medicação homeopática para Dengue e a programação de prevenção contra o Câncer de Pele, os quais esperam atender grande parte da população.
Na ocasião tambem foi apresentado à aplicação de recursos na área da saúde. Ate o presente ano foram repassados 10.624.600,59 recursos provindos do estado e dos obrigatórios 15% de contrapartida do município pela Emenda Constitucional 29, os quais segundo a Secretaria de Saúde são fornecidos a mais pela gestão de Iporá, demonstrando que o Prefeito José Antônio prioriza essa área, “o serviço de saúde é oneroso entre outras questões pelos custos dos médicos, contudo os repasses que estão chegando ao final do ano equilibraram as receitas”, afirmou. As despesas somam 9.297.070,49.O mês que menos teve investimentos foi em Março com 7,87 % e o maior em Outubro chegando a 44,13%.

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.