Saúde
Como funciona o Fator de Proteção Solar (FPS)
O Fator de Proteção Solar é uma medida de laboratório que indica a efetividade do filtro solar. Em outras palavras, o FPS indica o tempo que a pessoa pode se expor à luz do sol usando filtro solar antes de se queimar. Por exemplo, se a pele fica vermelha depois de 10 minutos de exposição, um FPS 15 irá permitir que você tome sol por até 150 minutos sem se queimar. Mas antes de pegar sua calculadora e ir para o sol, você precisa saber que essa equação nem sempre é exata. As pessoas costumam usar uma quantidade bem menor de protetor solar do que a
usada nos testes. No mundo real, o típico amante de sol usa a metade da quantidade de protetor solar que a utilizada no teste do laboratório, o que pode resultar em uma queimadura na metade do tempo.
O FPS indica a proteção contra os raios ultravioleta B ou UVB. Até algum tempo atrás, a proteção anti-UVA em filtros solares não era obrigatória e não vinha indicada no rótulo. Acreditava-se que apenas o UVB fosse cancerígeno. Hoje se sabe que o UVA provoca manchas, rugas e aumenta a predisposição ao câncer de pele. Por isso filtros atuais têm proteção anti-UVA, e essa informação consta no rótulo. Filtros que seguem normas americanas, regulamentadas pelo FDA, costumam usar cruzinhas para indicar o grau de proteção anti-UVA. Assim, os símbolos UVA+, UVA++, UVA+++ e UVA++++ significam, respectivamente, grau de proteção baixa, média, alta e muito alta. Indústrias que seguem normas européias estampam um logotipo com a sigla UVA dentro de um círculo. Ele indica que o filtro protege contra UVA e que essa proteção é de pelo menos um terço do valor do FPS, o que é considerado satisfatório. Mas, infelizmente, a legislação brasileira é imprecisa em relação a esse assunto, ao contrário da americana e européia. Assim, filtros feitos no Brasil costumam indicar que agem contra UVA, mas nem sempre quantificam o grau dessa proteção.
Fator de proteção e bloqueio dos raios ultravioletas:
FPS 10 bloqueia 90% dos raios ultravioleta
FPS 20 bloqueia 95% dos raios ultravioleta
FPS 30 bloqueia 96% dos raios ultravioleta
FPS 60 bloqueia 98,3% dos raios ultravioleta
Ainda não é possível se proteger 100%, porém com valores mais altos se consegue um aumento do espectro de proteção. Mas tome muito cuidado ao levar em conta os dados acima, pois eles podem nos fazer pensar que a partir do FPS 20 todos os filtros são iguais. E essa é uma idéia errada, pois o tempo que o filtro solar ficará absorvendo os raios UV é medido de acordo com o valor do FPS. Ou seja, quanto maior o valor do FPS, maior será o tempo que o protetor ficará fazendo seu efeito.
Em resumo, para não errar na escolha do FPS a regra é: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o Fator de Proteção Solar. Os dermatologistas garantem que vale a pena investir nos fatores de proteção mais altos, mesmo que as diferenças de proteção não sejam muito grandes.
Fonte: Dermatologia.com e HowStuffWorks
Cecilma B. Borges
Farmacêutica Bioquímica
Farmácia Santa Marta
{jcomments on}