Saúde
Comerciantes reclamam da rede de esgoto
Moradores e comerciantes reclamaram à imprensa local, dos transtornos decorrentes da recém inaugurada rede de esgoto. O bueiro das proximidades da Churrascaria do Ziquinha, localizado na Avenida Goiás esquina com a Rua Jacinto Moreira foi o motivo das reclamações.
Segundo Helber Dias, o bueiro exala grande mau cheiro e chega a transbordar até três vezes ao dia. ”Já ligamos diversas vezes para Saneago. Um técnico chegou vir ao local para supervisionar, mas mais retornou, permanecendo o problema sem a devida solução”, diz ele.
O ocorrido já pendura por 3 semanas, e só agora a Saneago prometeu solucionar o defeito. Segundo o chefe do escritório local, Lázaro Cunha, a tubulação do esgoto já foi limpada, e em consequência permitida as ligações à população. Contudo, alguns objetos indevidos podem ter sido lançados na rede, causando a obstrução. ”O serviço será feito. A gerência geral foi acionada para autorizar o trabalho, uma vez que necessita de equipamentos especializados, assim como de como um caminhão limpa-fossa, para realizar a sucção”.
A Saneago apela para que todos contribuam, não jogando lixo na rede, pois esta só deve receber substâncias líquidas e oriundas de lavatórios, chuveiros e vasos sanitários. Estima-se que uma pessoa se utilize de 120 litros de água dia, restando esta jogada no esgoto. Portanto, usar inadequadamente da rede de esgotos, é desrespeitar os interesses e o direito de toda uma coletividade. Ademais, ao bloquear a passagem do esgoto, enseja o retorno dos efluentes, fazendo com que a água da rede escoe pela rua, e até mesmo para dentro das próprias residências e comércios.
Outra ação passiva de punição, é o caso das ligações clandestinas. Todo aquele que utilizar-se dessa forma, comete crime e está sujeito a responder por processo tanto na área criminal, quanto na civil, face à legislação vigente. A prática consiste ainda em poluição ambiental segundo a Lei Federal 6.938, além de caracterizar o crime previsto no Artigo 54, da Lei Federal 9.605/98, devido a agressão ao meio ambiente.
Saibamos viver em sociedade, fazendo prevalecer o nosso direito, assim como respeitando o do outro.
{jcomments on}