Acompanhe também as nossas redes sociais

Saúde

Clínica de hemodiálise é inaugurada em Iporá

Publicado

em

Unidade está pronta para receber, diariamente, 80 pacientes com doença renal crônica

Goiânia era o destino que os moradores de Iporá tinham que seguir para conseguir realizar hemodiálise.  Porém, com a inauguração, nesta terça-feira (29), da Clínica de Hemodiálise de Iporá, esta realidade mudará e a partir da próxima quinta-feira (01) os pacientes poderão realizar todo o tratamento em Iporá.  Além de pacientes Iporaenses, o novo serviço beneficiará também os moradores das cidades vizinhas.

A clínica atenderá os pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando em dois turnos e possibilitando o atendimento a até 80 pessoas diariamente para a realização do procedimento. Serão disponibilizados os tratamentos de hemodiálise e diálise peritonial. Os pacientes serão atendidos por uma equipe completa formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, e assistentes sociais.

De acordo com o casal, Vanderlan e Lucimar inauguração da clínica foi uma vitória, dada por Deus A Clínica, fruto de um alto investimento feito pelo casal Lucimar Moraes Ribeiro e Vanderlan Ribeiro Carvalho, recebeu também, investimentos públicos durante o mandato do ex-prefeito de Iporá José Antônio Sobrinho, que doou o lote para a construção da clinica, que deverá mudar completamente a vida dos renais crônicos de toda a região. O serviço que é de alta complexidade, teve muitos detalhes e situações a serem realizadas, como treinamento e capacitação de recursos humanos, tratamento de água, e padronização de equipamentos para uma mesma linha de manutenção, destacou a proprietária, Lucimar durante sua fala na inauguração.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas lideranças políticas religiosas locais e da região e do ex-secretário estadual de saúde Antônio Faleiros, que, lembrou que a interiorização dos serviços de saúde através dos consórcios, foi uma das metas de sua administração e de Marconi Perillo. “Enquanto secretário, fizemos um grande esforço para levar mais serviço de saúde para a população do interior do estado, a fim de garantir que os pacientes não precisem sair da sua região para ter acesso a esses serviços”, afirmou Faleiros.

Ex-secretário estadual de saúde Antônio Faleiros veio a Iporá para a inauguração

Ex-secretário estadual de saúde Antônio Faleiros veio a Iporá para a inauguração

Aguardando há mais de 4 anos pelo inicio de atendimentos, a clinica que foi alvo de diversas cobranças e debates nos últimos meses e até um abaixo-assinado que reuniu mais de 4500 assinaturas, deverá iniciar definitivamente seus atendimentos, realizando assim, o sonho de milhares de moradores de Iporá e Região, já que um atendimento como esse na cidade traz um salto na qualidade de vida para aqueles que necessitam deste tipo de tratamento.

Danilo Gleic destacou o trabalho feito tanto por ele, como o de ex-prefeitos para o funcionamento da clínica

Danilo Gleic destacou o trabalho feito tanto por ele, como o de ex-prefeitos para o funcionamento da clínica

O Prefeito de Iporá, Danilo Gleic (PSDB), a Secretária Municipal de Saúde do município, Daniela Sallum e o Presidente do PSDB de Iporá, Naçoitan Leite, também fizeram uso da palavra e destacaram a importância do inicio dos atendimentos para a cidade de Iporá. Segundo Danilo Gleic, essa é uma conquista da cidade de Iporá e de todos os pacientes e que foi necessário muita luta para conseguir colocá-la em funcionamento. “Muitas viagens a Brasília, Gôiania foram necessárias que essa inauguração se tornasse possível”. Destacou Danilo.

Naçoitan destacou o trabalho realizado junto ao Governo para possibilitar a inauguração

Naçoitan destacou o trabalho realizado junto ao Governo para possibilitar a inauguração

Movimento e abaixo-assinado pelo inicio dos atendimentos foram lembrados durante inauguração

Estiveram presentes na inauguração idealizadores e apoiadores da campanha iniciada há alguns meses pelo funcionamento da Clínica, onde mais de 4500 pessoas assinaram o abaixo-assinado que posteriormente foi entregue ao Ministério Público de Goiás. O Vereador Paulo Alves (PT) e o Advogado Augusto Vilela, responsáveis por iniciar o movimento juntamente com os pacientes estiveram presentes e agradeceram aos proprietários da clínica pelo investimento e empenho para que a clínica funcionasse.

Unidade está pronta para receber os pacientes, informou Vanderlan e Lucimar

Unidade está pronta para receber os pacientes, informou Vanderlan e Lucimar

Pacientes comemoraram a inauguração da clínica

Principais beneficiados, os pacientes que já aguardavam pela inauguração há mais de 4 anos, comemoraram a possibilidade de pela primeira vez, conseguirem realizar todo o tratamento sem a exaustiva viagem até a cidade de Goiânia, e o principal, podendo estar sempre mais próximos a seus familiares. Os pacientes fizeram questão de agradecer ainda, ao motorista Silverio Sergio Oliveira, responsável por transportar diariamente todos os pacientes de Iporá até a cidade de Goiânia. De acordo com os pacientes, a responsabilidade, atenção e carinho que o motorista sempre tratou os pacientes foram fundamentais para que conseguissem vencer diariamente o cansaço da viagem e desgaste do tratamento.

 

Continue lendo

Em Goiás

Sugira uma pauta

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.