Acompanhe também as nossas redes sociais

Saúde

Clínica de Hemodiálise de Iporá deverá iniciar atendimentos em maio, afirma Secretária de Saúde

Publicado

em

A Clínica de Hemodiálise de Iporá deverá iniciar seus atendimentos no próximo mês, é o que informou a Secretária de Saúde Daniela Sallum, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (7). Segundo Daniela, os atendimentos que estavam programados para iniciarem no próximo dia 14, não serão possíveis devido recomendações do Município de Goiânia.

Programada para ser inaugurada no próximo dia 12 de abril e iniciar os atendimentos no dia 14, a Clínica deverá aguardar até o início do mês de maio para iniciar os atendimentos, Daniela Sallum disse que por motivos de recomendações e cumprimentos de contratos de repasses financeiros do município de Goiânia, a Clínica estará liberada e totalmente pronta para iniciar os atendimentos aos pacientes de Iporá e cidades vizinhas a partir do dia 1° de maio.

Melhoria na humanização e qualidade de vida para os Renais Crônicos de Iporá

Enquanto lideranças políticas de Iporá, travam uma batalha pelos méritos da abertura da Nefrocenter, o inicio dos atendimentos, significará uma transformação na qualidade de vida dos 23 pacientes de Iporá que são obrigados a enfrentar três vezes por semana, exaustivas viagens para realizar o procedimento médico em Goiânia. Os pacientes saem de Iporá as 1:30 da manhã de suas casas e só retornam após as 15:30hs, isso quando, a van que transporta os pacientes não passa por problemas mecânicos.

Segundo Daniela Sallum, Secretária de Saúde de Iporá, no dia 01 de maio a Nefrocenter estará liberada para realizar atendimentos

Segundo Daniela Sallum, Secretária de Saúde de Iporá, no dia 01 de maio a Nefrocenter estará liberada para realizar atendimentos

Alguns já debilitados pela idade, doenças ou pelas exaustivas peregrinações em busca de tratamento, os pacientes já comemoram a informação de que os atendimentos terão inicio em menos de 30 dias, já que, o período gasto com o tratamento será reduzido de 8 horas, para no máximo uma, além que todo o procedimento de hemodiálise, agora, ganharão importantes reforços, os familiares, que poderão acompanhar os pacientes até a clínica em todas  as sessões.

União popular foi fundamental para a abertura do Nefrocenter

Após quase cinco anos concluída, porém fechada, a Clinica de Hemodiálise de Iporá, foi alvo de um fato entusiasta sobre o papel que a população ocupa dentro da administração pública. Coincidentemente ou não, a abertura da clínica, veio após uma intensa movimentação da população, pacientes, vereadores, Ministério Público e imprensa, que conseguiu reunir quase 5 mil assinaturas pelo inicio dos atendimentos da clínica. O abaixo assinado, entregue ao Ministério Público, colocou o caso da clínica em evidência em todo o estado.

Acompanhados do Vereador Paulo Alves e do Advogado Augusto Vilela, os pacientes iniciaram no dia 5 de fevereiro a campanha que reuniu quase 5 mil assinaturas

Acompanhados do Vereador Paulo Alves e do Advogado Augusto Vilela, os pacientes iniciaram no dia 5 de fevereiro a campanha que reuniu quase 5 mil assinaturas

Se antes, 4 anos não foram suficientes para que a clínica fosse inaugurada, os quatro meses de 2014 foram fundamentais para o desenrolar do caso, que passou a ser tratado como prioridade em todos os órgãos públicos, em quais, aguardavam liberações de documentações. Destacando que apesar da briga política que se iniciou em Iporá, pelos méritos do funcionamento da Clínica, o grande responsável pela conquista, chamam-se população e pacientes.

Ainda não foi divulgado a data que acontecerá a cerimônia de inauguração da clínica, antes programada para o dia 12 de março.

 

Continue lendo

Em Goiás

Sugira uma pauta

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.