Acompanhe também as nossas redes sociais

Esporte

Cerca de 1.500 alunos disputam os jogos interescolares

Publicado

em

Nesta quarta-feira (6), alunos de 6 à 16 anos de idade, frequentadores das escolas públicas e particulares de Iporá, lotaram a quadra de esporte do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. Era início do evento que já é sucesso absoluto há 5 anos, o JIMI (Jogos Inter-Escolares Municipal de Iporá).
Com 100% de participação das 15 escolas do município, a segunda etapa compreenderá os jogos coletivos de Futsal, que acontecerão até sábado (9), com premiações de 1.300 medalhas. Confira a premiação e a respectiva categoria:
Categoria Fraldinha: para alunos nascidos nos anos de 2004 e 2003. – 06 e 07 anos
Categoria Pré-mirim: para alunos nascidos nos anos de 2002 e 2001 – 08 e 09 anos
Categoria Mirim: para alunos nascidos nos anos de 2000 e 1999 – 10 e 11 anos
Categoria Infantil: para alunos nascidos nos anos de 1998 e 1997 – 12 e 13 anos
Categoria Infanto-Juvenil: para alunos nascidos nos anos de 1996 e 1995 – 14 e 15 anos
Categoria Juvenil para alunos nascidos nos anos de 1994 – 16 anos
Serão premiadas as categorias Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim Infantil e Infanto-Juvenil e Juvenil com os seguintes prêmios: medalhas aos alunos/atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugares, e troféus para as escolas classificadas em 1º, 2º e 3º lugares em cada modalidade esportiva e categoria
Até sábado 138 jogos estreitaram as barreiras entre as classes sociais, proporcionaram momentos de integração e desvendaram futuros talentos para a representação de Iporá em outros horizontes.
O professor Aildo Ataide o “Banana”, garante que a resposta dos alunos tem sido positiva. Na visão dele, a possibilidade de convívio entre estudantes de diferentes escolas, possibilita a socialização e junção entre eles. “A prática esportiva é um instrumento educacional que propicia o desenvolvimento tanto individual quanto social da criança. Através do esporte promovemos a socialização, a rotina, o cumprimento de regras, o respeito, a persistência, o saber competir, o aguardar a sua vez, o romper limites, o saber ganhar, o saber perder e muitos outros quesitos. É uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais tão importantes para a formação do indivíduo”, destacou.
Os Jogos Interescolares visam ainda promover e incentivar vertentes básicas do esporte, como a capacidade de integrar as pessoas independentes da classe social, raça ou religião. Desenvolve no indivíduo a capacidade de trabalhar em grupo, de cumprir horário, de saber ouvir, de conhecer o próprio limite, de conhecer o próprio corpo, de admitir que precisa melhorar,de respeitar as diferenças e tantos outros aspectos tão difíceis de serem conscientizados, além de evitar o sedentarismo tão comum nos dias de hoje, onde as pessoas, principalmente as crianças e adolescentes, passam horas em frente a um computador ou uma televisão, seja assistindo ou jogando vídeo game.
“O esporte deve ser o maior aliado da educação. Juntos promovem o desenvolvimento integral do indivíduo de forma harmoniosa e sadia, despertando para a cidadania e formando pessoas de bem”, frisou a Secretaria de Educação Rute Cabral. “Portanto, o objetivo do JIMI é procurar trazer para a arena de competição todos estes desafios, buscando integrar alunos, professores e toda a comunidade em uma grande festa esportiva”, concluiu a secretaria.
Os jogos acontecerão simultaneamente na quadra de esportes do Ariston Gomes, na 1ª Igreja Batista, na quadra esportiva do Peti, e ainda no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, com início a partir das 07h30, e seguirão até às 18h00, com intervalo para almoço. Portanto, prestigie.

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.