Cidades
Casos de Dengue diminuem em Iporá
O Jornal O Goiás esteve na Secretaria de Saúde e em conversa com o Gerente Municipal de Endemias o Sr. Laurison Antônio, revelou como anda a campanha contra a dengue na cidade de Iporá. O período chuvoso passado atraiu inúmeros focos de mosquito e aumentou as notificações de pessoas com a doença, fato este que pegou a Secretaria de Saúde de surpresa, como afirma o Gerente.
A cidade de Iporá possui 17 áreas de zoneamento com cerca de 1000 habitantes em cada, para cada um desses disponibilizado um servidor que atua no sentido de coibir os focos nos pontos mais críticos por meio de um manejo ambiental e educacional. A proliferação teve seu inicio no Setor Central espalhou-se pelo Jardim Arco Iris a qual teve maior incidência e se estendeu
para o Jardim Bela Vista. O total de pessoas contaminadas chegou próximo de 480, e exceto os casos importados vindos de Goiânia e Barra do Garças.
A ação imediata quanto a isso foi intensificar os trabalhos com fumasse, tratamento de pontos focais como borracharias, ferro velho e lotes baldios e ainda remanejo de agentes para o tratamento de larvas.
Laurison ressaltou ainda a importância da Prefeitura, a qual disponibilizou maquinas para fazer roçagens e a retirada de lixo em lotes. Todas essas atividades aglutinadas e aliadas ainda com a diminuição das chuvas contribuíram para equilibrar ou mesmo atenuar a Dengue entre os iporaenses.
Só que a luta continua e mesmo que todas já saibam sua profilaxia a Secretaria Municipal de Endemias reafirma o apelo para a população observar mais rigorosamente suas residencias como as calhas, caixas d’água, cisternas e quintais durante todo o ano e principalmente no período chuvoso a fim de afastar de vez esse mal que a cada ano vem gerando mais mortes e transtornos para a sociedade iporaense.
{jcomments on}