Cultura
Capivaras se tornam atração para os frequentadores do Lago Pôr do Sol
Todos os dias, uma cena nova tem chamado a atenção dos frequentadores do Lago Pôr do Sol, em Iporá. São capivaras que, ao cair da tarde, atravessam a via em busca áreas de vegetação podendo ser vistas com maior frequência nas águas ou nas margens do Lago.
Os animais, em bandos de dez, onze, ou até mais, já agem como bichos domésticos, parando nas vias para esperar os carros passarem para depois seguir seu caminho.
O trajeto dos animais chama a atenção principalmente das crianças. Além da novidade de ver os animais silvestres de perto, a rotina das capivaras também causa preocupação de que sejam atropeladas, ou mortas por caçadores. Segundo moradores próximos já foram encontrados diversos animais mortos com sinais de disparos de armas de fogo. Fato que se confirma com a grande diminuição do número de animais nos últimos dias.
Hoje o sucesso dos animais é tanto que todos os dias inúmeros visitantes vão ao local vê-los bem de perto. “Estes animais são mais um atrativo para nossa cidade. Não me canso de passar as tardes aqui vendo a beleza destes bichos que andam em bando de forma tão harmoniosa” afirma o universitário Diogo Dias.
A capivara é um animal da fauna brasileira, típico da nossa região e não apresenta riscos ao ser humano por ser um animal dócil. O nome científico do bicho é Hydrochoerus hydrochaeris e ele pode chegar até 80kg, uma curiosidade é que a capivara é uma exímia nadadora podendo ficar ate mesmo alguns minutos submersa.
Segundo um morador das proximidades do lago, o roedor pode ser visto no começo da noite entre as 18:30hs ás 19:00hs nas proximidades da ponte de madeira do lago. Os animais também já foram avistados durante a noite nas águas do Lago Pôr do Sol.
Além de serem as “estrelas” do momento as capivaras tem sido protegidas pela população e pela Policia Militar que monitoram a presença de pessoas suspeitas durante a noite. A PM informa ainda que toda suspeita de caças aos animais devem ser denunciadas pelo número 190.