Acompanhe também as nossas redes sociais

Segurança

Bombeiros alertam para cuidados durante o período chuvoso

Publicado

em

As chuvas acompanhadas de ventos fortes dos últimos dias, tem provocado diversos transtornos para os moradores de todo o Estado de Goiás. As tempestades têm derrubado árvores e causado alagamentos, além de complicar o trânsito. Apenas na noite de sexta-feira, dia 10, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás – CBMGO, foi acionado para 17 ocorrências relacionadas com a chuva: árvores sobre carros e casas, foram as mais comuns. Nos locais onde houve queda de árvore, foi preciso isolar as pistas e desviar o trânsito até a remoção de troncos e galhos.
O Corpo de Bombeiros alerta a população que durante o período de chuvas evite trafegar ou estacionar em alamedas e ruas com muita arborização. O ideal é estacionar em um local seguro até o final do temporal. Estatísticas também apontam que dirigir em dias de chuva eleva o risco de acidentes no trânsito. Diversos cuidados podem ser adotados para se evitar acidentes e danos aos veículos.
Com a pista molhada, o asfalto fica escorregadio, podendo causar deslizamentos em caso de mudança de faixa e freadas bruscas. As poças dágua que se formam em alguns trechos das vias podem provocar a perda de controle da direção do veículo e causar sérios acidentes. A visibilidade também fica comprometida, principalmente durante as chuvas fortes, quando todas as janelas do veículo são fechadas e os vidros acabam embaçando. Por isso, a principal dica é reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e redobrar a atenção.

Veja algumas dicas de segurança para o período chuvoso:

• Faça revisão dos pneus, freios, limpadores de parabrisas e faróis do veículo;
• Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
• Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
• Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
• Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança;
• Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
• Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.

Por: Assessoria de Comunicação Social do CBMGO.

 

{jcomments on}

 

 

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.