Acompanhe também as nossas redes sociais

Cultura

Bom Jardim de Goiás comemora 57 anos em grande estilo

Publicado

em

A Avenida Maria Antunes Teixeira em Bom Jardim de Goiás, foi palco do desfile cívico em comemoração aos 57 anos de emancipação política do município ocorrida dia 27 de Agosto. Após o término das apresentações, o que se ouvia pelas ruas da cidade, é que “foi um desfile prá ficar na história”. Os soldados do 58º Batalhão de Infantaria Motorizada de Aragarças, foram os primeiros a se apresentar. Logo depois, a Banda do 12° Batalhão da Polícia Militar de Iporá prendeu a atenção dos presentes. O aniversário, oficialmente, aconteceu no dia 18 de Agosto, mas as comemorações ficaram para todo o decorrer desta semana.
O tema abordado foi “A História do Homem”, e a Escola Municipal Dimas Nasser que iniciou o momento, falou dos sete dias da criação, acompanhada da Fanfarra Tancredo Neves. Destacando o homem e o meio ambiente, o Colégio Leonídio Castro e Silva abordou temas polêmicos como poluição, materialismo, urbanização desordenada, desmatamento e queimadas. Já a Escola Estadual Miguel Nasser trabalhou com “Partilhando valores para um mundo melhor”. Amor, respeito, união, ética, esperança, amizade, solidariedade, justiça e paz foram explorados.
Depois de 20 anos, Bom Jardim apresentou a Fanfarra Ana Rita de Farias. Sob o comando do regente Eduardo Vianna Neto, a comunidade vibrou com a estréia oficial do grupo que desenvolveu o assunto diversidade cultural no Brasil. O Colégio Estadual Maria Clara de Jesus também teve sua participação na festa de aniversário. Com a bandeira “É na infância que começa o progresso”, eles ornamentaram o carro alegórico com personagens de histórias infantis como A Branca de Neve e os Sete Anões e O Sítio do Pica Pau Amarelo, fazendo uma alusão a “Ser criança é voar na imaginação”.
O encerramento ficou na responsabilidade da prefeitura, que mostrou as principais obras realizadas pelo prefeito Cleudes Bernardes da Costa, o Baré. Ritmados pela Fanfarra João Ferreira Mesquita, de Jussara, obras como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro Integrado de Assistência a Saúde e PSF I, contratação de 15 jovens no programa Pró-Cerrado, mais de 700 jovens capacitados no curso de inclusão digital, uniforme para os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), veículo Van para a Assistência Social e Saúde, duas festas para as mães com mais de mil prêmios, 42 cheques reforma, mais de 27 toneladas de feijão e 600 cobertores para famílias carentes e Bailão da 3ª Idade duas vezes por semana foram lembradas.
Presente de aniversário
Para os moradores de Bom Jardim, o prefeito Baré preparou a entrega do Conjunto Habitacional José Cardoso de Moraes, beneficiando de uma só vez, 21 famílias carentes do município. Dorileia Rodrigues Moki foi uma das ganhadoras da casa. “Estamos muito alegres, pois financeiramente talvez nunca tivéssemos condições de ter um lar como esse”, comentou. “Além de realizar o sonho de 21 famílias, o prefeito Baré está dando alegria a família do homenageado”, declarou.
O prefeito Baré destacou que só é possível saber a importância de se ter uma casa quando não tem. “Muitas vezes reclamamos da que moramos, ambicionamos uma maior, mas quando observamos aqueles que não tiveram a mesma oportunidade vemos o verdadeiro valor de se ter um lar”, ressaltou. O executivo também lembrou ações relevantes realizadas pelo homenageado José Cardoso de Moraes durante sua vida e que merecem ser eternizadas. “Esse saudoso pecuarista, agricultor, empresário, solidário, sorridente, empreendedor, homem que trabalhou por esse município e que merece nossa lembrança”, descreveu. Ele profetizou ainda que o setor será um dos melhores e mais bonitos de se morar. “Não tenho dúvida de que esse povo vai se unir e transformar esse lugar num ambiente incrível”, finalizou.
A primeira dama de Bom Jardim, Eliene Magalhães, também estava muito satisfeita com a entrega do Conjunto Habitacional. “São 21 famílias bonjardinenses que a partir de hoje estão escrevendo uma nova história. Parabéns ao prefeito pela luta, dedicação e transparência na administração”, afirmou. A primeira dama ressaltou o trabalho desenvolvido por sua equipe junto aos beneficiários. “Enquanto a obra de concreto se erguia, nós preparávamos às famílias. Ministramos cursos profissionalizantes, de boa vizinhança, de valores sóciais… Tenho certeza, aqui não é apenas moradia, é uma nova vida”, profetizou.
Edson Alves da Silveira (Edson Godozim) é vice-prefeito e mencionou o bom momento que a cidade tem vivido. “Fomos eleitos para construir, reformar e dar esperança para este povo, e é exatamente assim que o prefeito tem trabalhado, independente de sigla partidária”, argumentou Godozim, como é conhecido.
Joaquim Vilela é filho de José Cardoso de Moraes e agradeceu a homenagem feita a seu pai. “Agradeço a todos que escolheram e apoiaram para que o nome do meu pai fosse lembrado para sempre. A nossa família fica muito feliz por esse reconhecimento”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim, Calixto Pereira Neto, o Calixtinha, parabenizou a prefeitura pela escolha dos beneficiados. “Essas pessoas realmente mereciam um lar e a homenagem também não poderia ter sido feita a outra pessoa. José Cardoso de Moraes foi um grande pioneiro”, apontou. O legislador aproveitou a oportunidade para reafirmar laços de compromisso. “A Câmara dos Vereadores está de braços abertos ao prefeito e sua equipe para que possamos dar continuidade a esse maravilhoso trabalho”.
Adinomar Garcia, o Nego Garcia, concordou com o colega da Casa de Leis. “O prefeito foi muito feliz na escolha do homenageado, pois ele foi um exemplo para os bonjardinenses”, analisou. Outro ponto citado foi que mais uma promessa de campanha está cumprida. “Tenho certeza que se continuarmos com essa força e com esse grupo, vamos construir mais 200 casas para essa comunidade”, considerou.
“Em tão pouco tempo o Baré já fez tantas coisas por Bom Jardim e sabemos que com ele o município vai continuar ganhando”, foi a primeira frase do vereador Divino Alves, conhecido por Zizi. “Quero dizer que quem planta boas sementes, bons frutos colhe. O exemplo disso é a família do José Cardoso de Moraes, que hoje são todos exemplos dentro da comunidade”.

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.