Acompanhe também as nossas redes sociais

Saúde

Atendimento à múltiplas vítimas, é tema do curso oferecido pelo SAMU

Publicado

em

Valendo-se de uma simulação de um acidente com diversas vítimas (foto ao lado), o curso promovido pelo Ministério da Saúde, simultaneamente em todo o país, busca oferecer um melhor preparo para o atendimento da população em vários tipos de situação.
O curso que teve início ontem (14), dá prosseguimento com a segunda turma hoje (15). São ao todo 70 profissionais, divididos em dois grupos, vindos de São Luís de Montes Belos, Piranhas, Montes Claros, Araguarças, Buriti de Goiás, Sanclerlândia, Palmeiras de Goiás e Iporá.
Já visando parceria com o 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, em fase de implantação em Iporá, o cabo Fernando Xavier, ainda integrante do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4 º BBM – Rio Verde), foi convidado e voluntariamente aproveitou a experiência de campo adquirida para repassar aos enfermeiros, condutores de veículos e técnicos de enfermagem que atuam na linha de frente dos resgates, técnicas de abordagem coerentes. O bombeiro valeu-se da seguinte expressão: “o socorro bom é aquele que é efetivo”, ressaltando a importância do apoio à vítima  de modo eficaz.
A coordenadora de enfermagem e enfermeira Herica Cristiana, comentou que o curso já dura 3 meses e que agora entra na sua parte pratica, ”a avaliação das equipes para tais situações emergenciais em grandes proporções como esse acidente aqui exemplificado, é fundamental para preparar os profissionais para lidar com as adversidades de atendimentos”.
A capacitação será à distância e presencial, ministradas com aulas teóricas em plataforma virtual e com aulas práticas nos 147 SAMUs do país. No total, serão 15 módulos divididos nas áreas de atuação das urgências e emergências, como pediatria e neonatologia, trauma, cardiologia, obstetrícia, emergências clínicas e de natureza psiquiátrica. Os primeiros módulos abordados serão Biossegurança e Segurança de Cena, Emergências em Pediatria e Neonatologia e Emergência Clínicas Cardiológicas.
O programa Capacitação dos profissionais de atendimento pré-hospitalar móvel – Rede SAMU 192 e pré-hospitalar fixo deve ser concluído em 2011. Além de otimizar o atendimento emergencial, a ideia é padronizar a forma de atuação dos profissionais do serviço em suas especificidades. O treinamento totalizará mais de 400 horas.

 

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.