Saúde
Alerta para nova doença transmitida pelo mosquito da dengue
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, alerta para uma nova doença – a febre de Chikungunya. Ela é uma doença viral, transmitida pela picada de fêmeas de mosquitos infectados, da espécie Aedes aegypti (presença urbana) e Aedes albopictus (presença rural).
Descrita pela primeira vez durante um surto na região sul da Tanzânia, África, em 1952, atualmente o vírus da doença circula em alguns países da África, Ásia e Índia. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde – Opas, nas Américas houve casos a partir de 2006 nos Estados Unidos, na Guiana Francesa e nas ilhas Martinica e Guadalupe, territórios franceses localizados no Caribe.
No Brasil, os três primeiros casos, todos importados, foram identificados em 2010: dois homens que estiveram na Indonésia – um de 41 anos, do Rio de Janeiro, e outro de 55 anos, de São Paulo; e uma mulher de 25 anos, também de São Paulo, que esteve na Índia. Todos estão recuperados. Os casos foram informados à Organização Panamericana de Saúde – Opas e à Organização Mundial da Saúde -OMS.
Sintomas
Os principais sintomas da febre de Chikungunya são: febre, com início abrupto acompanhada por artralgia (dores nas articulações), mialgia, cefaleia, náuseas, vômitos, fadiga e manchas vermelhas na pele. A artralgia pode ser debilitante e pode ter duração de alguns dias até anos, havendo necessidade de acompanhamento médico. A doença apresenta baixa mortalidade, inferior a 1% dos casos.
No caso de suspeita da doença, devem ser levadas em consideração características clínicas, locais e datas da viagem (se o paciente é de um país não-endêmicas ou área), atividades e história epidemiológica do local onde ocorreu a infecção. Porém o diagnóstico é confirmado através da detecção do vírus em exames de laboratório. Não existe tratamento específico para a doença.
O tratamento é direcionado principalmente para aliviar os sintomas. Não existe vacina chikungunya comercial. Ao se deslocar para locais onde ocorrem a doença, as orientações são usar repelente contra mosquitos sobre a pele exposta e camisas com mangas compridas e calças. Os casos suspeitos devem ser notificados imediatamente via e-mail (cievsgoias@gmail.com), fax (62 3201 4515) ou telefone (62 3201 4544).
Fonte: www.aparecidanet.com.br
{jcomments on}