Acompanhe também as nossas redes sociais

Política

Agricultores participam de Palestra sobre o Cultivo de Seringueira

Publicado

em

Cerca de 50 agricultores da região, prestigiaram nesta terça-feira (20) uma palestra sobre o Cultivo da Seringueira (Heveicultura) promovido pela EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás) na Câmara dos Vereadores de Iporá.
O evento infelizmente não foi muito divulgado devido a contratempos da EMATER. Segundo o diretor regional Fausto Braz o grupo que participou da palestra já havia visitado à fazenda do palestrante, o Engenheiro Agrônomo e produtor de seringueira, Evaldo Peral Rengel No município de Palmeiras de Goiás. Portanto a partir desse primeiro encontro a palestra serviu para reforçar e prestar maiores orientações quanto ao manejo da Seringueira arvore que produz o látex (borracha natural).
Na retórica do engenheiro agrônomo Evaldo Rengel, este abordou todos os pontos fortes, pós e contras do ramo e afirmou que o agricultor pode tirar ate R$6.000 reais por hectare anual, “o mercado de borracha natural é um dos que mais crescem no país, a demanda existente não supri as necessidades industriais e, por isso qualquer quantidade produzida é muito requisitada e valorizada pelas empresas que tem como matéria prima o látex”, completa Evaldo.
Mais de 40 mil produtos são feitos a partir da extração do látex das seringueiras, a margem de lucro é muito elevada em longo prazo, o mercado é solido, seguro e a seringueira pode ter vida útil de mais de 50 anos, o único porem é os gastos iniciais sem lucratividade ate o crescimento completo da seringueira para extração do látex, que dura em media 7 anos  após isso o investimento é rapidamente ressarcido.
A plantação de seringueira é hoje uma atitude ecologicamente correta, já que ela é capaz de captar quase que 100% do monóxido de carbono na área onde é plantada, ajudando diretamente ao meio ambiente e apesar da mesma ser originaria da Amazônia é em solo goiano que ela encontra força, maior rentabilidade e justiça social As melhores linhas de financiamento são a FCO, o PROPFLORA e a PRONAF. Portanto você agricultor arrisque-se e abrace essa idéia que tem gerado lucro em todo o país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.