Saúde
Agentes de saúde e de endemias recebem orientações do NASF
Foi realizado na tarde desta quarta-feira (17), no plenário da Câmara dos Vereadores, sobre a coordenação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), com parceria do Conselho Antidrogas, uma palestra visando prestar orientações aos agentes de saúde e de endemias, de como lidar e identificar dependentes químicos.
A coordenadora do programa Aline Beatriz, explicou que o NASF é uma iniciativa do Governo Federal instituído há dois anos, e que realiza atividades com foco na prevenção de doenças por meio de uma equipe de profissionais multidisciplinar. Estes atuarão no mesmo escopo de ações da atenção básica, complementando o trabalho das equipes dos Postos de Saúde da Família, prestando orientações.
Em Iporá, o NASF funciona há apenas 5 meses e já tem apresentado resultados satisfatórios. A equipe conta com farmacêutico, dois fisioterapeutas, assistente social, fonoaudiólogo, e, em breve, com um psicólogo, selecionado por via concurso público.
Cabe ressaltar, que esse grupo não realiza consultas individuais. Sua atuação é restrita a acompanhamentos comunitários e das entidades de saúde, “O NASF atua uma semana em cada PS, e de acordo com a necessidade, desloca-se aos demais para prestar assistência”, frisou a coordenadora.
A palestra foi ministrada pelo Presidente do Conselho Antidrogas Walter Queiroz, e tratou dos diversos tipos de drogas e suas conseqüências nos organismos dos usuários.
{jcomments on}